Seja bem-vindo. Hoje é

Lista dos 100 bandidos mais procurados de Pernambuco na Internet

Os 100 latrocidas e homicidas mais procurados pela polícia de Pernambuco terão as fotos, fichas criminais e mandados de prisão postados na internet. O objetivo é que a população tenha acesso às informações e contribua para a captura dos acusados. Os dados estarão disponíveis no link “Procurados” do site da Secretaria de Defesa Social, a partir de quinta-feira (29).
A ação foi antecipada pelo governador Eduardo Campos durante a reinauguração da Delegacia do Ibura, na Zona Sul do Recife, nesta terça-feira (27). O "Álbum da Polícia", como vem sendo chamada a iniciativa, foi elaborado após a pesquisa dos mandados expedidos e levou em conta a periculosidade de cada um dos criminosos.
Além da possibilidade de fazer denúncias anônimas no próprio site, a população também poderá acionar a Ouvidoria da SDS (0800 281 5101) ou ainda o Disque Denúncia (3421.9595).

(Fonte: www.jc.com.br)

POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO FORMA MAIS 365 NOVOS CABOS

Policiais reforçam tropa no combate a criminalidade do Estado

Na tarde dessa quarta-feira (28), uma solenidade militar marcou a conclusão do Curso de Formação de Cabos - CFC PM / 2011. O evento foi realizado no Campus de Ensino Metropolitano - CEMET 1 -, em Curado, Jaboatão dos Guararapes.
Os policiais, 365 novos cabos da PMPE, estão aptos para trabalharem, principalmente, no combate à violência na Capital, Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado.
Esta é a 3ª turma que está sendo formada no ano de 2011. Durante 45 dias, no CEMET I, num total de 170 horas/aulas, eles receberam instruções teóricas e práticas nas disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Procedimentos em Ocorrências, Direito Aplicado a Atividade Policial, Valores Éticos, Policiamento Protetivo, Defesa Pessoal, Direitos Humanos, Educação Física e Tiro Policial.
Marcou presença à cerimônia militar, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio; o comandante da Corporação, coronel Tavares Lira; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Carlos Feitosa; o comandante do CEMET 1, tenente-coronel José Colares Filho; o gerente geral de Articulação Institucional e Integração Comunitária da SDS, Manoel Caetano; entre outras autoridades.

fonte: blog da briosa/PMPE.

Atenção!!! Amanhã é o último dia para o censo PMPE

Lembramos a todos os policiais militares que amanhã (30) é o último dia para fornecer os dados para o censo da PMPE. Todos devem procurar a 1ª seção de cada batalhão, ou correspondente para realizarem o censo.
É muito importante e obrigatória a participação de todos.

Apreensão de arma de fogo em Jucati e Águas Belas

Jucati - ontem (28), policiais militares foram acionados pela vítima a qual informou que no último dia 24 de setembro de 2011, teria sido espancada a socos e pontapés além de ser ameaça pelo acusado, ...Silva, e que tinha em sua residência uma arma espingarda calibre 20. Ao chegar no local e com autorização da  vítima, o efetivo da PM adentrou na residência e localizou uma espingarda calibre 20, marca Laurona Espanhola. O acusado foi conduzido para a delegacia de plantão.

Águas Belas – ontem (28), através de uma denuncia anônima, a  Polícia Militar se deslocou até a Rua São Vicente de Paula, centro de Águas Belas, onde flagrou o acusado, ...Silva, de posse de uma  espingarda de fabricação caseira, calibre 20, em via pública. O acusado foi conduzido a Delegacia de plantão.

Governo do Estado reinaugura delegacia do Ibura

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social – SDS reinaugurou na manhã desta terça-feira (27) as novas instalações da Delegacia de Polícia da 10ª Circunscrição – Ibura. Foram investidos R$ 227 mil na reforma, mobiliário e climatização do local.
As novas dependências da delegacia foram inauguradas pelo governador Eduardo Campos. “Eu fiz questão de estar aqui, é uma grande satisfação voltar ao Ibura hoje para reinaugurar a reforma e ampliação desta delegacia que foi entregue a esta comunidade a cerca de 16 anos atrás quando meu avô, Miguel Arraes, era governador do Estado”, disse Campos.
O novo prédio passa a ter 12 cômodos, divididos em sala de triagem, registro de Boletim de Ocorrência, com três cabines para dar mais celeridade ao atendimento, setor de investigação, alojamentos, além de dois banheiros adaptados para cadeirantes. “Com essa reforma teremos um ambiente de trabalho mais adequado, proporcionando um melhor atendimento ao público”, contou a delegada titular do Ibura, Anete Marques.
“Estou muito satisfeito em mais uma vez está reinaugurando um equipamento público, desta vez a Delegacia do Ibura, uma comunidade que congrega mais de 100 mil habitantes. Essa delegacia veio em um momento muito importante, momento em que a Secretaria de Defesa Social e o Governo do Estado de Pernambuco retomam a curva decrescente de criminalidade”, declarou o secretário da SDS, Wilson Damázio.
Na primeira gestão do governador Eduardo Campos 52 prédios da Polícia Civil passaram por melhorias em sua estrutura. Apenas em 2010 foram investidos mais de R$ 2 milhões em serviços de engenharia em imóveis da Polícia Civil. “Essa iniciativa que advém do Pacto pela Vida vem proporcionando com esses investimentos tanto de recuperação de prédios como de renovação dos quadros da Polícia Civil e demais recursos tecnológicos, um aumento da produtividade. Vale ressaltar que neste primeiro semestre de 2011 só na lavratura de auto de prisão em flagrante a Polícia Civil teve um acréscimo de 11% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro.

Servidores estaduais começam a receber salário nesta segunda-feira (26)

Secretaria de Administração do Estado divulgou o calendário de pagamentos de setembro.
A Secretaria de Administração de Pernambuco divulgou o calendário, referente a setembro, de pagamento dos servidores estaduais. De acordo com a lista, aposentados e pensionistas são os primeiros, recebendo o salário na segunda-feira (26). Os servidores ativos da Secretaria de Educação devem receber na terça-feira (27). O pagamento dos servidores ativos das demais secretarias está previsto para ser efetuado no dia 28, e dos servidores dos órgãos indiretos, na quinta-feira (29).
Confira abaixo a lista completa, liberada pela Secretaria:

26/09 – Inativos: Governadoria do Estado, Secretaria da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação/CPM, Secretaria de Transportes, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, EX-CONDEPE, EX-CPM, EX-DETELPE, EX-FIDEM, EX-FIAM, EX-ITEP, DER, DETRAN, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IPEM, IRH, JUCEPE e UPE; Além dos Pensionistas do FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas do Estado e de Prefeituras.

27/09 – Ativos: Secretaria de Educação, Conservatório Pernambucano de Música

28/09 – Ativos: Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014.

29/09 – Ativos: AD/Diper, Apac, Arpe, ATI, Cehab, AGPLPS, CPRH, DER, EPTI, Empetur, Facepe, Funape, Funase, Fundarpe, Hemope, IRH (Inclusive ex-Detelpe, ex-Condepe, ex-Fidem, ex-Fiam e ex-Itep) IPA, Perpart, UPE, Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

(Fonte: http://pe360graus.globo.com/)

Apreensão de armas de fogo em Águas Belas

Ontem (24) o efetivo do Ciosac ao efetuar rondas na zona rural de Águas Belas, foi solicitado pela esposa do  filho do acusado, sendo este ...Souza, a qual informou que havia sido espancada pelo companheiro, e que naquele momento o mesmo encontrava-se na casa de seu genitor, tendo o policiamento de imediato se deslocado até a residência indicada,  lá chegando foi informado pelo acusado de que o seu filho não se encontrava, no que o policiamento solicitou autorização para adentrar na residência onde foi encontrado um revolver calibre .38 e uma espingarda de fabricação caseira, soca-soca,  detendo o acusado e conduzindo-o  Delegacia de Plantão.

Ação policial em Garanhuns e Lajedo resulta na prisão de acusados de posse de maconha

Garanhuns – os acusados ...Vasconcelos e ...Florentino, foram abordados na Rua Cel. Antônio Victor, centro de Garanhuns, e com eles foram encontrado, aproximadamente, 08 gramas de maconha, os quais assumiram a propriedade da droga, sendo ambos conduzidos para Delegacia de Plantão.
Lajedo – os acusados ...Praxedes e ...Silva foram abordados na Rua José de Sobral, centro de Lajedo, e com eles foram encontrado uma pequena quantidade de maconha sendo ambos conduzidos para Delegacia de Plantão em Garanhuns.

Aberto processo seletivo de policiais militares para comporem a Força Nacional de Segurança Pública

Foi publicado no último dia 21 de setembro, no site da ACIDES (http://www.acides.pe.gov.br/), Portaria do Comando Geral da PMPE, para seleção de policiais militares e possível indicação para a mobilização no Batalhão de Pronto Emprego do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública da SENASP/MJ-201. Os candidadtos deverão preencher a ficha de inscrição e encamainhar à Diretoria de Ensino, Instrução Pesquisa (DEIP), impreterivelmente, até às 13 horas do dia 27 de setembro de 2011, conforme descreve o item II - Das Incrições, da citada portaria. 

Dados estatísticos

Apresentação do Pacto pela Vida do dia 22 de setembro de 2011

PM forma nova turma de Sargentos

A Polícia Militar de Pernambuco formou uma nova turma de sargentos da Corporação. Foram 105 candidatos aprovados na seleção interna realizada em 2010 e 45 escolhidos pelo critério de antiguidade que compuseram a turma, entretanto foram promovidos 145 ex-soldados e cabos.
A solenidade escolar aconteceu na quarta-feira (21), no Teatro Tabocas do Centro de Convenções. Já na tarde de hoje, será promovida a cerimônia militar, a partir das 14h, na Quadra coberta do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, irá representar o governador no evento.
O encerramento se dará com o baile de formatura, a partir das 22h de amanhã (23), na casa de recepções Blue Angel.
HOMENAGENS – Durante a cerimônia escolar, foram prestadas homenagens aos familiares do sargento Georgiano da Silva Moura, que foi o policial militar escolhido para nomear a turma dos recém-promovidos ao posto de sargento.

(Fonte: www.pm.pe.gov.br)

Prisão de acusado de furto em Garanhuns

Ontem (21), o efetivo da Polícia Militar tomou conhecimento que na Rua Otília Peixoto, no bairro do Magano em Garanhuns, um elemento havia efetuado um furto, levando da vitima, uma bolsa contendo aproximadamente 50 (cinqüenta) peças de roupas, o acusado foi localizado e detido, sendo identificado como sendo ....Franco, onde foi conduzido para a Delegacia de plantão.

PMS precisam fazer o CENSO 2011

A Diretoria Geral de Pessoas (DGP) da Corporação alerta a todos os policiais militares da necessidade em realizarem o Censo 2011. O prazo final será no próximo dia 30 e não será prorrogado.
Todos devem comparecer às 1ª seções de suas unidades munidos de originais e cópias dos seguintes documentos:

Carteira de Identidade funcional;

Carteira de Identidade Civil;

Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Certidão de Nascimento ou de Casamento (caso seja casado (a);

Certidão de dependentes (caso tenha filhos);

Cartão bancário;

Comprovante de residência;

Título de eleitor;

Carteira Profissional (CTPS);

PIS/PASEP;

Passaporte (se tiver);

Reservista (sexo masculino);

Além de cursos que obtiverem, sejam pela PMPE ou fora dela, como Graduação, Pós-Graduação, da área de Segurança Pública, etc.
Essa primeira etapa servirá apenas para o quadro de PMs da ativa, sendo posteriormente divulgado para os policiais do quadro da reserva. É imprescindível a participação de todos os PMs, pois os dados servirão para análise da tropa quantitativamente e qualitativamente.


Governo inaugura 1° Comando Itinerante Integrado e expande programa em Caruaru

Reverenciado pelos moradores que residem ao longo das escadarias que dão acesso ao Monte de Bom Jesus, em Caruaru - Agreste pernambucano - o governador Eduardo Campos recebeu diversos agradecimentos por trazer a paz ao local que há mais de vinte anos se encontrava abandonado. A chuva e o frio se renderam no último Domingo (18) a momento de esperança de dias melhores. No cartão postal da cidade que fica a uma altitude de 630 metros foram instalados três containeres que desde ontem começou a abrigar policiais civis e militares que estarão no local 24 horas atendendo pelo Disque Monte 3701.1331 com o objetivo de garantir a tranqüilidade dos moradores e devolver a população o ponto turístico que já foi o local.
Antes mesmo das 9h da manhã o governador Eduardo Campos, ao lado da primeira-dama Renata Campos e aliados políticos, dava os primeiros passos para subir os 365 degraus da escadaria principal do Monte Bom Jesus além de inaugurar o policiamento o governador também iniciou a descentralização do programa Governo Presente que integra diversas Secretarias do Governo no intuito de executar programas e projetos de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução da desigualdade, violência e criminalidade no local.
"Queremos e vamos devolver ao povo de Caruaru, principalmente aos moradores daqui do Monte Bom Jesus, o orgulho de fazer parte desse cartão postal. Além disso, vamos garantir igualdade de oportunidades, promovendo a aproximação da sociedade com o Poder Público", disse Campos assim que chegou ao topo do Monte, na Capela de Santa Luzia, local onde foi recebido por 40 músicos-mirins da Orquestra Meninos do Morro, ao som das músicas "Além do Arco-íris" e "Luar do Sertão".
Um marco na história de Caruaru. Disse a dona de casa Francisca Josefa da Silva, 65 anos moradora do local há 20 anos. "Espero que seja sempre assim, muita alegria, policiamento todos os dias para trazer a paz para esse local”, disse. Em cada ponto do local o comercio ambulante se fez presente. Desde a água mineral ao famoso espetinho de carne foram comercializados. Severina da Silva, que vende bombom e pipoca disse que só subiu ao Monte do Bom Jesus porque soube que o governador estaria presente e que a polícia iria se instalar no local. " Sempre tive medo de vir aqui em cima. O local é lindo, mas era muito esquisito", informou.
A Secretaria de Defesa Social através do Comando de Policiamento do Agreste 1 da Polícia Militar estará no local diariamente com 48 policiais dentre oficiais e praças do Grupo de Apoio Tático Itinerante e da Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas do 4° Batalhão com 16 viaturas. A Polícia Civil também contará com efetivo no local segundo informou o delegado da Seccional Erick Lessa. O governo está investindo por mês R$10 mil por cada aluguel dos containeres além de mais de 11 mil com mobilha.
O município de Caruaru também está sendo o primeiro município do interior a contar com o sistema de comunicação digital através da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Desde o último dia 18 de Agosto 22 rádios fazem parte do trabalho operacional das instituições num investimento na ordem de R$1 milhão e 580 mil.
Certificados - Durante a solenidade houve a entrega de certificados a três dos 5.348, alunos da primeira turma do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência de 18 escolas municipais e cinco estaduais. Tamires Ferreira da Silva; Adnnir Gabryelle Ferreira da Silva e Carlos Gabriel da Silva, receberam os certificados das mãos do governador Eduardo Campos, do Secretário de Defesa Social Wilson Damázio, do Gerente de Prevenção da SDS João Evangelista e do Coordenador Pedagógico do Proerd major Jailton Barros.
O Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Educação e a Universidade de Pernambuco, também está atuando na cidade onde treinou a primeira Brigada de Emergência Escolar de Caruaru. O objetivo é capacitar e certificar os alunos do ensino médio da rede estadual, através de manobras básicas de atendimento pré-hospitalar e prevenção e combate a princípio incêndios. Quarenta alunos do 1° ano do ensino médio da escola Padre Zacarias Tavares, no Bairro do Salgado foram contemplados com o certificado. Robson de Moura Ribeiro, Amanda Muniz da Silva e Malena Maria dos Santos, receberam das mãos do governador e do prefeito da cidade José Queiroz seus certificados.
O secretário de Defesa Social Wilson Damázio classificou o momento como sendo de gloria. "Estamos aqui governador ocupando o Monte do Bom Jesus com o Comando Itinerante Integrado, trazendo cidadania para todos os caruaruenses e todos os turistas sem ser preciso disparar um tiro nem empurrar ninguém. O senhor não governa o senhor cuida das pessoas e eu fico muito feliz em fazer parte dessa gestão", afirmou. Damázio parabenizou o prefeito de Caruaru José Queiroz por ter se irmanado nessas ações. Ele agradeceu ainda os servidores da SDS que além de trabalhar na atividade policial integram os programas de prevenção.
Além do governador Eduardo Campos, e da primeira dama Renata Campos e do secretário de Defesa Social Wilson Damázio também estiveram presentes ao evento o comandante do 4º Batalhão tenente coronel Gilmar Araújo, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, o subcomandante coronel Carlos Feitosa, o chefe geral da Polícia Civil Manoel Carneiro, os diretores de operações da PM e Civil, respectivamente coronel Edén Vespaziano e delegado Osvaldo Moraes, o vice governador João Lyra Neto, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova, o Assessor Especial do governo, coronel José Lopes, além dos secretários de Estado Evaldo Costa, da Imprensa, Alexandre Rebelo, de Planejamento e Gestão, Raquel Lira da Criança e Juventude, Laura Gomes do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Sileno Guedes de Articulação Social e Regional e outras autoridades civis e militares da região e cidades vizinhas




Apreensão de arma de fogo na zona rural de Canhotinho

Ontem (19), a polícia militar recebeu denúncia anônima onde narrava que na Praça do Distrito de Paquevira, município de Canhotinho, haviam dois elementos armados. Os policiais ao chegarem no local, abordou o acusado ...Pereira e com ele encontrou um revolver. Foram efetuados rondas, onde abordaram um menor identificado como ...S,  já próximo da sua residência, armado com um outro revolver. Os acusados foram apresentados na delegacia de plantão em Garanhuns.

Policia Militar recupera moto roubada

Ontem (17), policiais militares lotados no município de Caetés, ao efetuarem abordagem a uma moto, foi constatado através do sistema INFOSEG que a mesma havia queixa de roubo/furto, sendo o condutor da moto identificado como sendo ...Silva. A moto e o condutor foram encaminhadas a delegacia de plantão em Garanhuns

Apreensão de Maconha em Garanhuns

Ontem (17), a Policia Militar foi informada que na rua Carlos Gomes, bairro do Magano em Garanhuns, estava acontecendo uma briga. Chegando ao local, foi constatado a denúncia sendo comunicado por senhor que seu filho, identificado como ...Queiroz,  estaria com aproximadamente 2 KG de maconha e por isso estava brigando com ele por não aceitar a venda da droga em sua casa. Com a permissão do pai do acusado foi efetuado uma busca na residência, porém só foi encontrado 06 papelotes e que após pesados, deu 20 gramas. O acusado foi conduzido a Delegacia de Plantão juntamente com o material apreendido.

SDS registra redução histórica de CVLI em Audiência Pública

A Secretaria de Defesa Social – SDS registrou neste final de semana, de 9 a 11 de setembro, a menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI nos últimos 400 finais de semana. A informação foi repassada pelo secretário de planejamento, Alexandre Rebêlo, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife. “Foram registrados 19 CVLIs este final de semana. É a menor taxa já registrada”, diz.
Para o secretário da SDS, Wilson Damázio, o resultado se deve a diversas ações que estão sendo incrementadas através do Pacto pela Vida. “Eu atribuo essa redução histórica a ações como o reforço do quadro policial priorizando a atividade fim, a adoção do controle e monitoramento de presos, além da criação do Sistema de Contenção ao Crime – SCC”, afirma.
De acordo com o gestor da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS, Gerard Sauret, este final de semana foi o melhor da série histórica. “Desde o início da contabilização feita pela SDS, em janeiro de 2004, esta cifra só foi atingida uma vez em outubro de 2010”, conta o gestor.
Audiência Pública - A vereadora Marília Arraes (PSB), baseada em informações fornecidas pela Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS em 2010, deu entrada na Câmara de Vereadores do Recife em três projetos de lei que regulamentam o consumo de bebidas alcoólicas na cidade. O projeto 128, que trata sobre o acesso de menores a bebidas alcoólicas, o 129 sobre a limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes aos domingos e o 130 que diz respeito à restrição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.
Presente a audiência pública, o secretário da SDS, Wilson Damázio, apoiou os projetos. “Quero parabenizar a vereadora Marília Arraes pela iniciativa. A SDS se irmana a esses projetos e a tantos outros que venham contribuir para diminuição da violência e do número de homicídios no Estado”, diz.
Entre os meses de abril e setembro de 2010, 17% dos homicídios ocorridos no Estado se deram em contexto de consumo etílico – CCE, ou seja, a cada seis homicídios praticados, um se deu em decorrência de CCE.
A vereadora acredita na diminuição da violência a partir da restrição ao uso de álcool. “O objetivo é promover uma mudança estrutural no ambiente do Recife, modificando comportamentos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, ajudando a cumprir com maior eficiência o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e contribuir para a diminuição dos números de homicídios na cidade”, afirma Marília.
O consumo excessivo de álcool não reflete apenas na segurança pública, com o aumento da criminalidade, também interfere no sistema de saúde. “Esta é uma iniciativa de grande importância no ponto de vista da saúde. Os hospitais estão abarrotados de pacientes com patologias diversas causadas pelo consumo de álcool”, conta o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Hélio Calábria.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco – Abrasel PE não concordou apenas com o projeto 129 que limita o horário de funcionamento de bares e restaurantes para as 22 horas aos domingos. “A Abrasel quer sim combater o excesso, mas é contra a limitação do horário aos domingos, pois pode prejudicar financeiramente o setor”, declara o vice-presidente da Abrasel PE, Leonardo Lamartine.

(Fonte: www.sds.pe.gov.br)

Apreensão de celulares na Cadeia Pública de Lajedo

Na última segunda-feira (12), foi realizado revista na Cadeia Pública localizada no Município de Lajedo. A ação contou com a participação de Agentes Penitenciários, Policiais Militares lotados na Companhia de Lajedo, GATI e ROCAM. Na revista foram apreendidos 06 aparelhos celular e 07 objetos em ferro e aço usados pelos os detentos para corte.

Mantenha sempre contato conosco

Conheça a seção FALE CONOSCO do nosso Blog, onde você poderá colocar SUGESTÕES, dar INFORMAÇÕES, realizar DENÚNCIAS e o que desejar. Sua informação é bastante preciosa para nós.
Um ponto positivo da seção é que seus dados serão preservados e as informações irão diretamente para as pessoas responsáveis de cada área para análise e resolução dos problemas.
Com a sua participação, com certeza, consiguiremos trabalhar juntos para dar maior segurança a todos.

Apreensão de 48 pedras de Crack em Garanhuns

Na data de ontem (13), o Serviço de Inteligência de Garanhuns recebeu denúncias de tráfico de drogas no bairro da Maçaranduba e após fazer levantamento, foi montada uma operação policial com a ROCAM e a guarnição da área, onde na rua Cantora Marines, 21, foi feita uma revista na residência, tendo sido encontrados  48 (quarenta e oito) pedras de Crack, pronta para o consumo. Foi detido Valdemir Cordeiro da Silva, 19 anos. O material e o imputado foram conduzidos a Delegacia Regional de Garanhuns para lavratura do flagrante delito.

NOTA DA SDS - Caso ocorrido no Município de Águas Belas

Com relação aos episódios ocorridos no município de Águas Belas, localizado no Agreste do Estado, nesta última semana, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Defesa Social – SDS informa que os órgãos operativos já adotaram as providências legais, inclusive com a prisão de José Macário de Brito, conhecido como Duda, 41 anos, preso em flagrante delito e recolhido a cadeia pública de Saloá, na manhã deste domingo (11/09).
Acrescentamos ainda que o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, já determinou ao chefe de Polícia Civil, celeridade nas apurações e ao comando da PM, incremento no policiamento da cidade, bem como verificar a necessidade de reforço na segurança do prefeito Genivaldo Menezes Delgado, que já vem sendo mantida desde 2003, durante 24 horas, por policiais militares do 9° BPM (Garanhuns).
Assessoria de Imprensa da SDS.

Patrulha escolar realiza reunião para discutir metas

Todo o efetivo da patrulha escolar do 9º BPM  participou de uma reunião no último sábado (10), na sede do Ministério Público de Garanhuns para discutir as metas a serem implementadas para os meses de setembro a dezembro deste ano. Foi feita também uma avaliação dos serviços prestados e de como pode melhorar a prestação de serviço à comunidade escolar. Foram trazidas diversas sugestões dos integrantes da patrulha, procurando, inclusive identificar quais os parceiros que podem contribuir com o serviço.

Redução do número de homicídios em Garanhuns

Os números apontam uma redução significativa nos homicídios na cidade de Garanhuns. Os dados são relativos ao período de janeiro a agosto, desde do ano de 2005 até o ano de 2011.

Em relação a toda área que é de responsabilidade do 9º BPM (20 cidades do agreste meridional), o mês de setembro de 2011, apresenta, atualmente, o melhor resultado, onde foi registrado 01 homicídio.
Atualizado em 12 de setembro de 2011, às 17h

Dados Estatísticos do 9º BPM

Dados comparativos relativo de Janeiro a Setembro de 2010 e 2011 - atualizado em 10 de setembro, às 11h.

Prisão de acusado de furto na cidade de Lajedo e Bom Conselho

No município de Lajedo, a policia militar recebeu denuncia onde a vitima informou que o acusado identificado como ...Santana, havia furtado de sua loja, uma quantia de aproximadamente R$ 1.000,00 (um mil reais), em espécie e se evadiu do local. A Polícia Militar fez diligência e deteve o acusado que foi reconhecido pela vitima, sendo encaminhado a delegacia da cidade de Lajedo.
Já no município de Bom Conselho, a vitima informou que o acusado, identificado como sendo ...Silva, que é funcionário do estabelecimento comercial, havia furtado do deposito da loja, a quantidade de 10 kg de ARGAMASSA/QUARTIZOLIT. A Policia Militar foi ao local e deteve o acusado e recuperou o produto, sendo o acusado apresentado a delegacia de plantão em Garanhuns.

Ação conjunta da ROCAM e o efetivo da cidade de Lajedo prendem acusados de roubos

Ação conjunta de policiais militares da ROCAM e do efetivo da cidade de Lajedo, detiveram na  noite de ontem (07), dois elementos que haviam praticado assalto a uma residência no sítio Lagoa de Jurema e a um carro de lotação que fazia a linha lajedo a Jurema. Os acusados que foram identificados como sendo ....Penteado e ...Nascimento, foram detidos no bairro do Bom Jesus, na cidade de Lajedo. Da residência os mesmos roubaram um aparelho celular, uma motocicleta da marca Honda, uma TV 21”, uma bomba d’água, um aparelho DVD, um par de tênis, um capacete de motocicleta. Do roubo da lotação ficaram com R$250,00 das vitimas. Os acusados ao serem detidos afirmaram  que entregaram a maior parte dos materiais roubados a dois traficantes do município de Lajedo para pagar dividas de drogas, os traficantes foram também, os que forneceram as armas para cometimento do delito. Os acusados foram autuados em flagrante delito na Delegacia de Plantão.

Patrulha Escolar participa de Operação Conjunta

Nos dias 01 e 02 de setembro,  a Patulha Escolar do 9° BPM participou de uma operação conjunta com os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, Conselho Tutelar e o NUPREV (Núcleo de Prevenção a Violência), todos de Garanhuns, objetivando um trabalho em conjunto com as pessoas moradoras de rua, inclusive dos menores que lá se encontravam. 

GATI apreende arma de fogo em São João

A equipe do Gati do 9° BPM apreendeu na madrugada de hoje, (09), no sítio Frexeiras, zona rural de São João, uma espingarda de grosso calibre, de fabricação caseira. Segundo os policiais do Gati, dois indivíduos empreenderam fuga ao avistarem a viatura, deixando para trás a referida arma. Os PMs fizeram diligências no sentido de tentar prender os indívíduos, mas eles conseguiram se evadir. A arma foi entregue a Delegacia Regional de Garanhuns pasra os procedimentos de rotina.

PM prestigia desfile de 7 de setembro em Garanhuns

 
Ocorreu na última quarta-feira, 7 de setembro, o tradicional desfile na Av Santo Antônio, no centro de Garanhuns alusivo as comemorações do aniversário da Independência do Brasil. O desfile contou com a participação de diversas escolas do município e com do efetivo do 9° BPM e do Exército Brasileiro.
O 9º BPM, mais uma vez abrilhantou o desfile, neste ano com uma novidade, trazendo um pelotão masculino e outro feminino, e ainda o tradicional desfile de diversas viaturas que são utilizadas no dia-a-dia da Unidade para preservação da segurança dos vinte municípios que compreendem a área de atuação, além de uma fração da cavalaria, fechando a solenidade.
Para prestigiar o evento, se fizeram presentes ao palanque de honra, o Coronel Antônio Vareda, comandante do CPA-2, o Tenente Coronel Ferreira Júnior, comandante do 9º BPM, o arcebispo de Garanhuns, Dom Fernando, o prefeito do Município, Luiz Carlos dentre outras autoridades.

Pernambuco já testa tornozeleiras com GPS

Alguns presos do regime semi-aberto da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá, e do Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, estão usando tornozeleiras eletrônicas. O sistema é monitorado em São Paulo e as informações sobre onde os detentos são repassadas para o CIODS - o Centro Integrado de Operações de Defesa Social, no Recife.
Dos 820 presidiários de Canhotinho, 114 estão usando as tornozeleiras. Elas foram colocadas principalmente nos detentos que tem permissão para trabalhar fora da unidade. Os demais foram escolhidos por sorteio, já que todos os que estão no regime semi-aberto têm direito a até 35 saídas por ano para visitar a família.
De acordo com o diretor do Centro de Ressocialização do Agreste, Amadeu Félix, o equipamento é importante para controlar a entrada e saída dos presos. “Beneficia o sistema na medida em que os presos que usam a tornozeleira cumprem com exatidão o horário de saída e de retorno à unidade”, afirma.
O local onde o preso deve estar é o dado base para o GPS. Ele é programado para que o reeducando não exceda em 100 metros a área onde ele deve estar em determinados dias e horários, seja em casa, no local de trabalho ou no próprio presídio.
Quem se recusar a usar a tornozeleira ou infringir as normas pode ser punido por falta grave e regredir de regime. O juiz Gleydson Lima Pinheiro explica: “Se algum detendo retirar a tornozeleira, estando em saída temporária ou em algum trabalho externo, será considerado pela Justiça como evadido. Com isso será capturado e colocado no sistema fechado. Aquela pessoa que ao sair da penitenciária não cumpre o trajeto da sua casa ou do trabalho também poderá sofrer uma penalização mais leve”.
O uso das tornozeleiras eletrônicas está previsto na Lei Federal 12.258, de 15 de junho de 2010, que alterou a lei de execuções penais. A Secretaria de Ressocialização do Estado comprou 300 unidades dessas tornozeleiras, e cada uma custa R$ 660 por mês.
Para o major da Polícia Militar Marcos Aurélio da Silva, que trabalha na prevenção, a medida vai ajudar a diminuir o número de crimes cometidos na região.“Juntamente com o Batalhão fizemos uma análise e descobrimos que em torno de 25% dos crimes têm como suspeitos os presidiários da cadeia de Canhotinho. Acreditamos que com as ações do Pacto Pela Vida e com o nosso acompanhamento na casa do preso e no local de trabalho, a tendência é diminuir ainda mais os crimes”, afirma.



8ª CIPM tem novo Comandante

Nessa terça-feira (6) foi realizada no salão do Comando da 8ª CIPM uma solenidade militar de transmissão de cargo da Unidade. o major Clenildo Nunes assumiu o cargo em lugar do major Roberto Barros. A cerimônia foi presidida pelo comandante do CPA II, coronel Antônio Varêda, estando presentes oficiais da 8ª CIPM, bem como do 9º e 15º BPM.
Ao deixar o comando, major Roberto agradeceu o apoio recebido por todos os setores da sociedade local. “Agradeço a todos e parabenizo os oficiais e praças que serviram sob o meu comando na 8ª CIPM”, disse acrescentando que ao assumir o Comando em janeiro de 2011, sabia do desafio a ser enfrentado, mas, juntos todos foram compensados com a redução da criminalidade.




Prisão no município de Palmerina

Ontem  a tarde (05), a polícia militar recebeu informações de populares que a vitima, ....Silva, estava numa residência no município de Palmerina, quando chegou o acusado, ....da Silva, armado com um facão e passou a discutir por motivo de rixa antiga, tendo o acusado lesionado a vitima na cabeça. A Polícia Militar efetuou diligencia e prendeu o acusado. A vitima foi socorrida para o Hospital Regional de Garanhuns onde foi medicado e removido para Recife. O agressor foi conduzido para delegacia de plantão em Garanhuns.

Proerd abre inscrição para o Curso de Instrutores do Proerd

O Proerd abre inscrição para capacitar 36 policiais militares para serem instrutores do Programa. A seleção obedecerá o disposto no Edital específico disponibilizado abaixo no site da Acides.


OPERAÇÃO RISCO ZERO NA CIDADE DE LAJEDO

Dando cumprimento ao Pacto pela Vida, do Governo do Estado, foi realizado na noite do dia 02 de setembro na cidade de Lajedo, Operação Risco Zero, onde envolveu três viaturas da policia militar e um trio da ROCAM. Foram feitas abordagens em bares, inferninhos de todo centro urbano do município, tendo como resultado a apreensão de uma arma de fogo (revólver calibre .32), uma faca e o encaminhamento a delegacia de plantão de Garanhuns, de três pessoas, sendo uma delas, atuada em flagrante delito porte ilegal de arma de fogo.

Comando do 9º BPM comemora redução de homicídios na região

Engajado em contribuir com a segurança pública do Estado, o Comando do 9° BPM não mediu esforços e comemora a redução do índice de criminalidade na região. As medidas tomadas e inseridas nas ações do Programa de Governo Pacto pela Vida, principalmente realizando rondas diuturnamente através do GATI e ROCAM, identificando pelo modus operandi tem sido fundamental para coibir a prática de crimes e garantir a segurança da população do Agreste.
Vale ressaltar, que no município de Jupi, ano passado foram registrados nos meses de junho a agosto (um, zero e dois homicídios), respectivamente; enquanto neste ano a meta melhorou, e apenas dois crimes foram praticados (junho).

ROCAM APREENDE 54 PEDRAS DE CRACK EM GARANHUNS

Na noite de ontem (31), por vota das 23h, o efetivo da ROCAM do 9° BPM recebeu uma denúncia anônima que na Rua Graciliano Ramos nº45, COHAB II, em Garanhuns estava havendo tráfico de entorpecentes.

Foi montada uma operação policial juntamente com o oficial de Operações, 1º Ten PM Emerson, onde se dirigiram até o local e encontraram ANA PAULA BEZERRA DA SILVA, na frente da residência, ao avistar os policiais tentou fugir, contudo fora detida. Posteriormente informou que no telhado da cozinha, entre os caibros e a linha de madeira, existia uma bolsa plástica transparente contendo 09 (nove) pedras de crack enroladas e mais 45 (quarenta e cinco) enroladas em uma folha de alumínio, totalizando 54 pedras de crack.

Ana Paula foi detida e conduzida para a Delegacia Regional de Garanhuns onde foi atuada em flagrante por tráfico de entorpecente.