Seja bem-vindo. Hoje é

Apreensão de arma de fogo em Lajedo

Ontem (30), após recebimento de denuncia anônima de que havia um elemento armado no Loteamento Antônio Dourado localizado na cidade de Lajedo, policiais militares fizeram deslocamento ao local, e localizaram o imputado identificado como sendo ...Sobral, após efetuar abordagem ao veículo do mesmo, foi encontrado na mala do carro, uma Espingarda calibre .28, 28 cartuchos de calibre .28 e mais uma espingarda tipo soca-soca. As armas foram apreendidas e entregue juntamente com o imputado na delegacia.

Apreensão de menor com moto furtada em Águas Belas

Ontem (29), policiais militares lotados no município de Águas Belas, receberam informações de que uma moto CG 125, que havia sido furtada no dia anterior naquele município estaria com um menor no Sítio Lamarão localizado naquele município. Os policiais ao chegarem na residência do menor localizou a moto, apreendeu o menor infrator, apresentando o mesmo junto com a sua genitora na delegacia de Águas Belas.

Prisão de foragido da justiça em Lajedo

Efetivo da ROCAM lotado no município de Lajedo detiveram na manhã de ontem (27), o imputado de nome ...Silva, com 18 anos de idade, que havia contra o mesmo um mandado de prisão. O Imputado era fugido da FUNASE e ainda pesa contra ele, suspeita de pratica de roubos e furtos na cidade de Lajedo. O mesmo foi encaminhado a delgacia de Lajedo.

PMs de Águas Belas prendem dono de bar por posse de arma e racismo


Ontem (26), a GT de Águas Belas foi informada que no distrito de Curral Novo havia pessoas armadas e de imediato, foram ao local e no bar de Admilson Soares Pessoa, 40 anos, centro do referido distrito, foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas, de posse do proprietário do bar. Durante a ocorrência, o referido proprietário ainda proferiu palavras racistas contra o policiamento. Admilson foi detido e encaminhado para a DP de Águas Belas onde foi autuado em flagrante delito.

PM PROMOVE ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO


Pela primeira vez a Polícia Militar de Pernambuco vai promover a encenação do espetáculo da Paixão de Cristo, que será realizado no próximo dia 28 (4ª feira), na alameda principal do Quartel do Comando Geral, no Derby.
A iniciativa visa congregar ainda mais os seus integrantes e a sociedade em geral, ressaltando a importância da data, que para os cristãos marca o amor de Jesus Cristo pela humanidade.
O espetáculo conta com 60 atores, entre participantes do Grupo Teatral de Cavaleiro, estudantes do Colégio da Polícia Militar, policiais militares e integrantes do projeto Enfermeiros do Riso, que realiza um trabalho psicopedagógico com pacientes do Centro Médico Hospitalar (CMH) da Corporação.
Um palco ao ar livre será montado na alameda principal, sendo reproduzidas passagens da história de Cristo, como os Palácios de Pilatos e de Herodes; a Santa Ceia e cenas de Jerusalém. Haverá também uma estrutura de iluminação e sonoplastia especiais.
 Segundo o coordenador da encenação, o soldado Rinaldo Almeida, o espetáculo terá 12 atos e a direção é da Ginaldo Produções e Eventos. Antes da Paixão de Cristo, haverá ainda um show da Banda de Música da PMPE, a partir das 17h30 e tudo gratuitamente. A Paixão de Cristo será encenada a partir das 18h30 com aproximadamente duas horas de duração.

(Fonte: www.pm.pe.gov.br)

Patrulha escolar promove reunião na Escola Cabo Cobrinha


Ontem a tarde (21) aconteceu uma reunião na Escola Cabo Cobrinha, localizada na sede do 9º Batalhão de Polícia, contando com a participação do Secretário de Educação do Município de Garanhuns Marcelo Moura, Major Marcos Aurélio Subcomandante do referido Batalhão, professores, pais e a Patrulha Escolar do 9º BPM, onde foram discutidos os papéis das instituições envolvidas no ensino e segurança pública, buscando-se uma maior integração entre elas.  
A gestora da escola professora Maria Cristina e o major Marcos Aurélio avaliaram a reunião de forma positiva, onde as partes puderam trocar idéias a fim de melhorar as condições de segurança e melhoria do ensino dos alunos.

Operação conjunta Polícia federal e PMs do 9º BPM apreendem material contrabandeado

Ontem (21), no início da noite, em uma operação policial envolvendo a Polícia Federal e o efetivo do 9º BPM, foi interceptado uma D 20 vermelha e um Fiesta prata na PE 218, altura de Bom Conselho, sendo encontrados no interior do veículo 40 (quarenta) caixas de cigarros contrabandeados e a quantia de 27 mil Reais em espécie. Foram detidos e autuados em Flagrante Delito Cristiano de A. Fernandes, 25 anos e Jonhnathas Greyck de Souza, 25 anos, na sede da Polícia Federal em Caruaru, Os materiais apreendidos e os veículos também foram encaminhados àquela DPF.  

Moto recuperada em Águas Belas

Ontem (18), o efetivo da Policia Militar lotado no município de Águas Belas, abordaram um motoqueiro identificado como ...Carvalho que na ocasião estava de posse de uma moto sem placa, modelo BIS, marca Honda e não usava capacete. Quando foi verificado no Sistema de INFOSEG constava que a moto era roubada. O acusado foi conduzido para a Delegacia juntamente com a moto onde foi entregue para as medidas cabíveis.

Mais viaturas reforçam a frota do Estado

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social – SDS reforçou na manhã desta segunda-feira (19) em solenidade no Quartel do Derby, a frota das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros.
Em consonância com as linhas de atuação do Pacto pela Vida, o secretário da SDS, Wilson Damázio, entregou 100 novas viaturas, sendo 79 à Polícia Militar, 19 à Polícia Civil e duas ao Corpo de Bombeiros. “A maioria dessas viaturas serão destinadas ao interior do Estado, isso mostra a preocupação do nosso governador Eduardo Campos com o povo sertanejo”, afirmou o secretário da SDS.
As viaturas entregues esta manhã são todas locadas, o que representa um investimento mensal de R$ 390.000,00. Atualmente o Governo do Estado possui 2.302 veículos locados. “Destas 100 viaturas, 44 são substituições e as outras 56 vem somar a frota”, continuou Damázio.

Dos 79 veículos entregues a Polícia Militar, 56 reforçarão a frota da Patrulha Rural de batalhões do sertão pernambucano como Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Petrolândia. “Há cerca de dois anos foi criada a Patrulha Rural, com o objetivo de melhor o policiamento nas zonas rurais do Estado. Com as novas viaturas passaremos a contar com 77 veículos para esta modalidade de policiamento”, contou o comandante geral da PM, coronel Tavares Lira.
Entre as 17 delegacias beneficiadas com os novos veículos estão as de Camaragibe, Igarassu, Palmares, Vitória de Santo Antão e Bezerros. “Atualmente a Polícia Civil tem uma frota de 1.250 viaturas, sendo 1.037 locadas. Estas viaturas só vêm colaborar com o trabalho que está sendo feito”, disse o Chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro.
O Corpo de Bombeiros também foi contemplado. “As duas camionetes ajudarão na fiscalização e salvamento e serão destinadas ao sertão, já que são veículos adaptados para área rural e para percorrer longas distâncias”, comentou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova.

Grande apreensão de materiais na Penitenciária de Canhotinho


Nesta manhã (15/03) foi realizada uma operação conjunta no interior da Penitenciária Agrícola de Canhotinho, envolvendo os policiais militares do 9º BPM, Agentes Penitenciários da SERES (Secretaria de Ressocialização), contando ainda com o apoio do Serviço de Inteligência do Agreste (NIA/ZM-3), os GATIs do 15º BPM (Belo Jardim) e da 8ª CIPM (Pesqueira).

Os setores de inteligência da PM e da SERES já vinham há algum tempo monitorando os movimentos dos detentos na Penitenciária e graças a interação entre estes órgãos foi possível planejar de forma eficaz uma ampla revista minuciosa no local, obtendo como resultado a apreensão dos seguintes materiais: 03 cachimbos para fumar crack, 5 chip’s de celular avulsos, 18 facas, 83 aparelhos de celular, 01 balança de precisão, 292 papelotes de maconha, 23 gramas da mesma erva, 01 pedra com 20 gramas de crack, 30 pedras pequenas de crack, 06 litros de cachaça, 83 carregadores de celular e 01 chave de algema.

ROCAM apreende maconha no Parque Pau Pombo

Ontem (13), o efetivo da ROCAM/Garanhuns recebeu denúncia anônima de que no Pau Pombo se encontrava um elemento em atitudes suspeitas que possivelmente estivesse traficando drogas. Diante dessa informação, deslocaram-se para o local e pelas características repassadas a pessoa foi localizada. Ao ser abordado, constatou-se que se tratava do mototaxista Gilberto Ferreira de Melo Filho, vulgo Beto, 26 anos, onde foi encontrado com ele uma pequena quantidade de maconha e em seguida o efetivo se deslocou até a residência e com autorização da genitora foi feita uma revista no quarto de Gilberto, sendo encontrado mais da substância alucinógena, que totalizou 125g de maconha. Foi realizada a detenção e foi conduzido para 2ª DEPOL, onde foi autuado em flagrante delito.

IPEA pesquisará reincidência criminal

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) vai fazer uma pesquisa, a pedido do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para determinar a taxa de reincidência criminal no Brasil. Este será o primeiro estudo técnico sobre o assunto e será fundamental para a definição de políticas públicas de reinserção social de pessoas que tenham cometido algum tipo de crime. Embora estime-se que a taxa de reincidência é alta, ainda não existem dados confiáveis para subsidiar a tomada de decisões pelos poderes públicos.
A pesquisa vai determinar o grau de reincidência criminal de forma segmentada. Assim, os resultados permitirão a análise pormenorizada de cada situação, levando em conta as particularidades dos grupos de presidiários. Essa taxa de reincidência será determinada por espécie de delito e por perfil demográfico e sócio-econômico do autor. O levantamento vai permitir, por exemplo, avaliar o impacto da política de penas alternativas às medidas restritivas de liberdade. Embora essa política esteja em vigor há mais de 10 anos, nenhum estudo foi feito para aferir sua eficácia.
O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), órgão do CNJ responsável pela contratação da pesquisa, ressalta “os efeitos socialmente perversos da condenação, incluindo a reprodução das carreiras criminosas, impulsionada pela superlotação dos estabelecimentos penitenciários, denominados por vários especialistas como universidades do crime”. Há quase 500 mil pessoas nas penitenciárias e cadeias brasileiras, que têm capacidade para menos de 300 mil.
Com o estudo, o CNJ espera compreender melhor o fluxo do sistema de justiça criminal e identificar as causas da reincidência criminal. “Esse diagnóstico deverá ser referência para se estabelecer estratégias de prevenção à reincidência penal”, informa o departamento. As pesquisas do IPEA vão abranger sete estados: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias



Comando do 9° BPM homenageia as policiais femininas pelo Dia da Mulher


Ontem (08), o Ten Cel PM Ferreira Júnior e o Maj PM Marcos Aurélio, comandante e subcomandante, respectivamente realizaram uma homenagem na sede do 9° BPM para as policiais femininas do Batalhão. O Dia Internacional da Mulher não poderia ter passado em branco no Batalhão, pois temos diversas policiais femininas, que além de mães, filhas, esposas, são ótimas profissionais da segurança pública, destacou o tenente coronel Ferreira Júnior. E com o dever e a gratidão pelas ações que realizam brilhantemente foi realizada esta solenidade. O comandante ainda ressaltou o papel que a mulher ocupa em diversos locais e nas mais diversas profissões.

Governo registra maior queda de homicídio de mulheres em PE

Pela primeira vez desde 2006 o governo do Estado através da Secretaria de Defesa Social - SDS bate recorde na queda nos números de homicídios contra as mulheres no mês de Fevereiro. Considerando o primeiro bimestre de 2011 e o mesmo período deste ano a queda acumulada é de 27%, representando 42 homicídios em 2011 contra 31 em 2012.
Para as autoridades policiais, amanhã (08), em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, é motivo sim de comemoração. “A cada vez em que uma vida for salva é razão de comemorar”, garantiu a Assessora do Departamento de Polícia da Mulher - DPMUL, delegada Marluce Ferreira.
Para garantir um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência, a Polícia Civil de Pernambuco criou um protocolo de atendimento para as 286 delegacias existentes no Estado onde a mulher poderá ser atendida e denunciar qualquer agressão sofrida. Atualmente existem sete delegacias especializadas no atendimento às mulheres localizadas nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Surubim. As cidades de Vitória de Santo Antão e Goiana também receberão delegacias da mulher. A previsão é de ser instalada 14 especializadas no Estado.
De acordo com Marluce Ferreira, o DPMUL vem intensificando a cada dia as ações com palestras em escolas, empresas, prefeituras e comunidades sobre Violência Doméstica contra a Mulher e a Lei Maria da Penha. “Em nossas visitas orientamos as mulheres a procurarem ajuda a qualquer agressão sofrida, seja psicológica ou física”, contou.
Para a delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia da Mulher do município de Paulista, as políticas públicas realizadas pelo Governo do Estado no combate à violência doméstica tem mostrado efetividade. “O conhecimento da Lei Maria da Penha através de nossas palestras e a criação de Centros de Referências e de novas delegacias contribuiu sobremaneira com a redução da violência doméstica”, revelou Beatriz.
De acordo com a delegada, 2006 foi o pior ano de homicídios contra mulheres que contabilizou 319 mortes. “Nesta época, a motivação para os homicídios era passional representando 41,98%. Ano passado essa taxa caiu para 27,19%. A razão dos homicídios hoje, na maioria das vezes, é em decorrência do envolvimento com tráfico de drogas e assaltos”, revelou.

Penha - Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. Ano passado o Departamento de Polícia da Mulher expediu 5.214 pedidos de medidas protetivas em favor de mulheres vitimas de violência doméstica. Em 2010 foram contabilizados 4.851 pedidos.
A medida protetiva é uma medida cautelar de natureza civil e penal que consiste em garantir a integridade física da mulher vitima de violência doméstica. Dentre elas o afastamento do lar, o agressor não pode se aproximar entre 100 e 500 metros dos locais como casa, escola, trabalho, igreja, dentre outros onde a mulher esteja e, ainda se o acusado tiver a profissão em que seja exigida a utilização de armas é solicitado ao juiz a suspensão do seu porte e posse nos locais em que a mulher esteja.

Ação da ROCAM em Garanhuns

Ontem (07), o efetivo da ROCAM lotado na cidade de Garanhuns quando realizava rondas na Rua do Magano, bairro do Magano em Garanhuns, ao efetuarem abordagens a duas pessoas, foi encontrado com os mesmos uma pequena quantidade de maconha. Os imputados foram identificados como sendo ....Junior e ....Ferreira, sendo apresentados a delegacia de plantão em Garanhuns, onde foram tomadas as medidas legais.

Prisão de estuprador em Lajedo

Ontem (07), o efetivo lotado na cidade de Lajedo recebeu informação que Loteamento Cadete, Bairro Bom Jesus, na cidade de Lajedo, havia acontecido um roubo e a vitima teria sido estuprada pelo o acusado. De imediato foram feitas rondas para deter o acusado, sendo o mesmo localizado e recuperado o material roubado. Na ocasião o acusado foi identificado como sendo ...Santos, tendo 18 anos de idade e havia cumprido pena na FUNASE de Caruaru. O acusado foi apresentado na delegacia de plantão em Garanhuns, onde foi autuado em flagrante delito, sendo encaminhado a cadeia pública de Lajedo.

HOMENAGEM DA PMPE AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

                                                 CORPORAÇÃO presta homenagem às PMs femininas
Mulheres fracas, fortes.
Não importa.
Mulheres mostram que mesmo através da fragilidade.
São fortes o bastante para erguerem sempre cabeça
Sem desistir, pois sabemos que somos capazes de vencer.

Temos a delicadeza das flores
A força de ser mãe,
O carinho de ser esposa,
Reciprocidade de ser amiga,
A paixão de ser amante,
E o amor por ser mulher!

Somos fêmeas guerreiras, vencedoras,
Somos sempre o tema de um poema
Distribuímos paixão, meiguice, força, carinho, amor.
Somos um pouco de tudo
Calmas, agitadas, lentas!
Vaidosas, charmosas, turbulentas.

Mulheres fortes e lutadoras.
Mulheres conquistadoras
Que amam e querem ser amadas
Elegantes e repletas de inteligência
Com paciência
O mundo soube conquistar.
Mulheres duras, fracas.
Mulheres de todas raças
Mulheres guerreiras
Mulheres sem fronteiras
Mulheres... mulheres...

Autoria de Rozilene P. de Souza

FOTO 5ª EMG/PMPE
 

PM de Águas Belas prende em flagrante acusados de tentativa de homicídio

No final da tarde de ontem (06), duas pessoas pegaram duas mototaxis no centro de Águas Belas e seguiram destino a saída para Arcoverde, porém um dos mototaxistas percebeu que os passageiros estavam com atitudes suspeitas e disseram que não sabiam onde era a saída.

Diante deste fato, os acusados José Fernando de Oliveira, 19 anos e Luiz Paulo Libório da Silva sacaram um revólver calibre 32 e passaram a efetuar disparos, alvejando no braço direito uma vítima e em seguida os acusados se evadiram.

A Polícia Militar de Águas Belas, que estava próxima realizando Rondas escutou os disparos e ao se deslocar ao local localizou os dois imputados que após serem abordados, flagrou o 1º imputado de posse da referida arma de fogo e o 2º de posse da faca peixeira. A vítima foi socorrida para o Hospital local e removida para o Hospital Regional Dom Moura onde recebeu os primeiros socorros. Os dois imputados foram conduzidos e entregues na 18ª DESEC onde foram Autuados em Flagrante Delito.

População ajuda a PM a recuperar carro roubado

Ontem (06), na parte da manhã, a Polícia Militar de Lajedo foi informada por populares que no Sítio Bonito havia um veículo Gol cor prata, ano 2011, abandonado e ao verificar junto ao sistema Infoseg e a DP local, o veículo foi roubado no último dia 05 de março de 2012 em Lajedo.