Seja bem-vindo. Hoje é

Ciosac apreende armas de fogo no Agreste do Estado

Uma operação desencadeada pela Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga -CIOSAC prendeu na noite de ontem (29) Cícero Cercundo da Silva, Alberto Minervino da Silva, Rita de Cássia Valdevino da Silva, Cedival Ozano dos Santos e Romilson Sercundo da Silva, no município de Canhotinho, Agreste do Estado.
Após revistas realizadas pela equipe policial nos Sítios Toca, Cafundó e Gameleira, todos em Canhotinho, foram apreendidas em posse dos acusados espingardas nos calibres 32, 12, 36 e 28. Além de uma espingarda de fabricação caseira, também foram encontradas 21 munições intactas e 20 deflagradas.
Os acusados, assim como as armas e as munições apreendidas, foram encaminhados à Delegacia de Policia de Garanhuns em Pernambuco, e atuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

(Fonte: www.sds.gov.br)

Prisão de homicida em Águas Belas

Ontem (28), o efetivo lotado no município de Águas Belas, dando continuidade a Operação Malhas da Lei, de posse do Mandado de Prisão Expedido pela Comarca de Águas Belas/PE, em desfavor do imputado, Romário dos Santos, pela prática de Homicídio naquela cidade.  O acusado foi detido e conduzido para a 137ª Seccional, após os procedimentos o mesmo foi reconduzido para Cadeia Pública de Saloá/PE, ficando a disposição da Justiça.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 9ª COLETIVA DE ARTES DA PMPE

Os interessados em exporem seus trabalhos em talha, pintura, escultura, desenho, xilogravura, artesanato ou literatura não podem perder esta oportunidade. Já estão abertas as inscrições para a 9ª Coletiva de Artes da Polícia Militar de Pernambuco.
O período de inscrição encerra no próximo dia 18 e a entrega dos trabalhos deverá ser feita entre os dias 21 e 28 de maio, sendo a exposição programada como parte das comemorações alusivas aos 187 anos da Corporação.
O evento acontecerá de 01 a 12 de junho no Quartel do Comando Geral e maiores informações podem ser obtidas com a capitão da Assessoria de Comunicação Social da instituição, Telmira Branco, através dos telefones 3181-1141 ou 3181-1108, ou ainda pelo e-mail comunicacaosocialpmpe@gmail.com.

Prisão de mulher em Caetés

Ontem (27), Policiais Militares lotados no Município de Caetés, foram informados que no Sítio Araçá estava acontecendo uma ameaça de morte por parte da imputada identificada como Jucineide Maria da Silva. Ao chegar ao local, o policiamento deparou-se com a imputada detendo-a. Ainda segundo informações da vítima (I.A.), a imputada estava com mais três indivíduos os quais estavam armados de revolver, mas  que no momento da abordagem, conseguiram  evadir-se. O efetivo de serviço ao efetuar consulta no Sistema de INFOSEG constatou que a imputada é fugitiva do Presidio  Feminino de Buíque. A mesma foi conduzida para a delegacia de plantão em Garanhuns onde foi entregue para as medidas cabíveis.

Ouvidoria Itinerante da SDS inicia 2° ciclo de visitas

Pela segunda vez esse ano, o ônibus da Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social – SDS, fará visitas a várias cidades do agreste Pernambuco. O segundo ciclo será iniciado no dia sete de Maio e terá 20 dias de duração. Serão visitadas dez cidades pernambucanas sendo elas: Santa Cruz do Capibaribe, Jataúba, Taquaritinga do Norte, Alagoinha, Brejo da Madre de Deus, Correntes, Canhotinho, Cupira, Lagoa dos Gatos e Tacaimbó.
Para o Ouvidor Thomas Edson, o projeto é muito importante nas melhorias da segurança de cada cidade. “Esperamos que a população participe, para que possamos identificar quais a dificuldades. Queremos criar nos habitantes de cada município uma visão geral sobre segurança pública”, contou o Ouvidor.
A Ouvidoria Itinerante tem o objetivo de ouvir a população. O projeto é pioneiro no Brasil e foi criado em 2010 e já visitou cerca de 80 municípios para se aproximar e receber as críticas e sugestões e denúncias dos cidadãos. Esta e é mais uma ação do Pacto Pela Vida.

Calendário:

07 e 08 de maio – Santa Cruz do Capibaribe

09 e 10 de maio – Jataúba

11 e 14 de maio – Taquaratinga do norte

15 e 16 de maio - Alagoinha

17 e 18 de maio - Brejo da Madre de Deus

28 e 29 de maio – Correntes

30 e 31 de maio – Canhotinho

01 e 04 de junho – Cupira

05 e 06 de junho – Lagoa dos Gatos

07 e 08 de junho – Tacaimbó

(Fonte: www.sds.pe.gov.br

Apreensões de armas de fogo na área do 9º BPM

Na quarta-feira última (26), várias ações policiais foram desecadeadas na área do 9º BPM, culminando na apreensão de armas de fogo.

Em Garanhuns, após denúncias recebidas sobre elementos armados estarem praticando furto, roubo, e efetuando disparos de arma de fogo em via pública no Bairro Parque Fênix, o efetivo de inteligência da PMPE (NIA/Z-3), passou a diligenciar sobre o fato, culminando numa Operação conjunta com a GT de Operações, equipe da ROCAM e Guarnições Táticas/9º BPM. O efetivo foi ao local citado e de posse dos dados dos acusados, José Valison Ferreira dos  Santos  e Roberto da Silva Moraes, efetuaram as prisões dos mesmos que viviam ameaçando os moradores daquela comunidade. Na busca domiciliar na residência dos acusados, foi encontrado um revólver cal 38, com numeração raspada. Foi verificado os dados dos acusados no SISTEMA INFOSEG, ficando constatado que o Roberto da Silva havia em seu desfavor 03 (três) Mandado de Prisão, expedido pela Comarca de São Paulo/SP, por roubo, drogas e porte ilegal de arma e ainda ao ser indagado. Os acusados e arma foram encaminhados a delegacia de plantão onde foram tomadas as providências cabíveis.

Policiais Militares lotado no município de Capoeiras ao efetuarem rondas com abordagens no Sítio Aguinha, deparou-se com o acusado identificado como José Douglas da Silva Ferreira, o qual estava com sua moto e ao ser abordado, foi encontrado  com o mesmo um revólver Calibre 38 e 06 munições intactas. O acusado foi detido e conduzido, juntamente com a referida arma a delegacia de Plantão em Garanhuns para medidas legais.

O efetivo da ROCAM ao efetuar rondas com abordagens, localizou o imputado, Manoel Sebastião dos Santos,  na BR-423, próximo ao Oasis Hotel, no município de Lajedo, com uma espingarda Calibre 12 em punho e ao ser abordado foi encontrado também o revólver calibre 38. O acusado foi detido e  conduzido, juntamente com as armas, para delegacia de plantão em Garanhuns, onde foi autuado em flagrante delito.

Presos Elementos que Aterrorizavam no Parque Fênix

Hoje (25ABR12) por volta de 00h20min, a Central de Operações do 9º BPM recebeu a informação de que elementos de alta periculosidade aterrorizavam o Bairro do Parque Fênix - Garanhuns-PE, efetuando disparos de arma de fogo na R. Ministro Mario Andreazza. Foi repassada a informação para o Oficial de Operações que juntamente com o efetivo da GT da área e da ROCAM fizeram deslocamento, porém ao chegar a citada rua, os elementos empreenderam fuga e passaram a pular os muros das casas vizinhas, onde foi montado um cerco no intuito de localizar e prender os possíveis elementos.
Que após uma varredura minuciosa no terreno foram localizados no quintal da casa do Sr. Cícero Pereira Vitalino, os acusados Roberto da Silva Moraes, José Valison Ferreira dos Santos, Ivan da Silva Moraes e André da Silva Moraes, os quais foram detidos e ao verificar no Sistema INFOSEG as informações dos mesmos foi detectado que o elemento Roberto da Silva Moraes tem em seu desfavor 03 (três) mandados de prisão por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, bem como foi encontrado no quintal da casa da tia do imputado, sito Rua Ministro Mário Andreazza, nº. 97, Bairro Parque Fênix, um revolver Cal. 38 marca Rossi, numeração raspada, municiado com 03 munições pinadas. Que o referido revólver pertencia a Roberto da Silva Moraes e Valison Ferreira dos Santos.


Ação de Cidadania divulga campanha “Arma Nem de Brinquedo”

O feriado de Tiradentes foi o momento perfeito para que a Secretaria de Defesa Social – SDS e a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC iniciasse a divulgação da 2ª Campanha “Arma Nem de Brinquedo. A campanha visa promover uma cultura de paz e rejeitar a arma de fogo. No bairro de Santo Amaro – Área do Governo Presente- serão beneficiadas oito escolas estaduais e municipais.
Além do Recife a campanha será realizada nos municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o coordenador da campanha, Elias Oliveira durante a divulgação está sendo distribuído folhetos da Campanha Nacional do Desarmamento. “Pretendemos incentivar as pessoas a entregarem suas armas de verdade e contribuir para a redução da criminalidade no nosso Estado”, afirmou.
Em Pernambuco cerca de 30 escolas serão beneficiadas. O lançamento em Recife aconteceu na Escola Poeta Jonatas Braga, Santo Amato. As crianças receberam a camiseta da campanha, patrocinadas pelo Shipping Tacaruna, enquanto a equipe da GPAC promovia a ação do Resgatando Cidadania com a emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho além Certidão de Nascimento, dentre outros serviços.
A dona de casa Valdilene Felipe Damázio, 41 anos falou da importância da Campanha Arma Nem de Brinquedo. ”É de fundamental importância esse trabalho. Na minha casa não entra nenhum brinquedo que lembre violência”, contou.
Serviços - Além do bairro de Santo Amaro, os moradores de Abreu e Lima, Paulista e Córrego do Jenipapo também foram beneficiados com diversos serviços. Cerca de 750 carteiras de identidade foram emitidas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e 300 Carteiras de Trabalho. Maria Ferreira da Silva, 68 anos aproveitou a oportunidade para retirar a terceira via da Identidade. “Esse trabalho realizado pelo governo do Estado é muito importante. Estou aproveitando para retirar meus documentos para dar entrada na minha aposentadoria”, contou.  
O jovem Ray Luan Cabral, 18 anos, aproveitou a oportunidade para retirar sua primeira Carteira do Trabalho. “Estou procurando emprego e a primeira coisa que as pessoas pedem é esse documento. Essa foi a oportunidade que encontrei para solicitar esse documento”, disse. Maria do Carmo da Silva, 35 anos, compareceu à ação não para a retirada de documentos, mas para participar das palestras do Corpo de Bombeiros. Atenta as explicações se ofereceu para demonstrar aos demais que aprendeu como apagar um incêndio em um botijão de gás. “Aprendi coisas importantes para o nosso dia a dia. Esse trabalho promovido pela SDS é muito importante. Tomara que retornem outras vezes”, informou.
Também participaram a ação de cidadania a Secretaria Executiva de Justiça e direitos Humanos, com o Banco de Direitos e Casa da Cidadania além da Prefeitura do Recife também atuaram na ação de cidadania.

Apreensão de arma de fogo em Garanhuns

A equipe da ROCAM/Garanhuns foi informada que o acusado identificado como Adalto Lima do Nascimento, havia ameaçado um popular no Sítio Anda Sol, localizado na zona rural de Garanhuns, com uma arma de fogo. Ao realizar rondas o indivíduo foi localizado e ao ser realizado buscas no local foi encontrada uma espingarda caseira do tipo soca soca, sendo o imputado e arma encaminhados a delegacia de plantão para as providências cabíveis.

Apreensão de crack em Garanhuns

A equipe da ROCAM/Garanhuns ontem (21), por volta das 12h30, estava fazendo rondas com abordagens na 1ª Trav. Princesa Isabel, bairro Boa Vista, quando visualizou 05 (cinco) elementos em uma laje e quando chegou ao local, conseguiu encontrar 41 (quarenta e uma) pedras de crack e conseguiu apreender um menor. O material ilícito e o menor infrator foram conduzidos a delegacia de plantão para que fosse tomado as medidas legais.

Veículo roubado no Estado de Alagoas recuperado no município de Lajedo

O efetivo da ROCAM lotado no município de Lajedo, ontem (19) quando estava realizando Blitz/bloqueio na PE 170, nas proximidades na Vila dos Prazeres, município de Lajedo, abordaram três pessoas em atitude suspeita e de posse dos mesmos estava um veículo modelo Celta, cor cinza, placa MVI 6185, ano 2007/AL, e ao ser consultado no sistema INFOSEG, constava como roubado no Estado de Alagoas. Os imputados foram encaminhados para a Delegacia local onde foram entregues para as medidas cabíveis.

Grande apreensão de drogas em Garanhuns

 
Nesta manhã (19), aproximadamente às 11h30min, uma operação conjunta da Polícia Federal, Núcleo de Inteligência da PMPE e efetivo do 9º BPM, culminou na apreensão de 60 tabletes de maconha prensada e pronta para o consumo, pesando aproximadamente 80 Kg, que estava em poder de Lucimar Pedro dos Santos. Segundo o imputado, a droga era oriunda do Município de Cabrobó e seria distribuída no Município de Garanhuns. A droga, o imputado e o veículo Chevrolet, modelo Corsa, de placa KJT 7937- Jaboatão dos Guararapes, foram conduzidos e entregues na Delegacia da Polícia Federal em Caruaru para as providências cabíveis.
'

SDS discute violência contra a mulher em Audiência Pública

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, participou na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa – ALEPE, de uma Audiência Pública proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional – CPMI no enfrentamento da violência contra a mulher.
O objetivo da Comissão é visitar todas as capitais brasileiras apurando denuncias de violência contra a mulher, ouvindo a sociedade civil organizada assim como os representantes dos poderes Executivo e Judiciário a fim de melhorar em todo país a prestação da proteção à mulher vítima de violência.
Durante a Audiência o secretário da SDS apresentou à Comissão ações adotadas no Estado para combater a violência contra a mulher e compartilhou alguns dados. “No primeiro trimestre deste ano houve uma redução de 25% na taxa de homicídio contra a mulher em comparação ao mesmo período do ano passado. Uma ação que tem contribuído bastante para redução desses índices é a Operação Contra – ameaça, onde o autor da ameaça é intimado a depor e após a oitiva o delegado envia um ofício ao Ministério Público para serem tomadas as medidas cabíveis, evitando assim os crimes de proximidade. Apenas em 2011 as Delegacias da Mulher em todo o Estado instauraram 4.465 inquéritos, dos quais 4.068 foram remetidos à Justiça”, informou Damázio.
Recife foi a 9ª capital a ser visitada. “Pernambuco dá um passo importante na garantia do direito das mulheres. Proteger a mulher é proteger a família”, afirmou a Deputada Federal e vice-presidente da CPMI, Keiko Ota.
Participaram da Audiência Pública o Procurador-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, a secretária da Secretaria da Mulher, Cristina Buaque, o Chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, entre outras autoridades.

Prisão de fugitivo

Em Angelin, o policiamento ao fazer rondas abordou um elemento em atitude suspeita que não portava documento mas se identificou como sendo Valério da Silva Pereira, ao averiguar o mesmo informou ao efetivo que era fugitivo da penitenciaria agrícola de Canhotinho. O efetivo prendeu o imputado e o recolheu para o citado sistema prisional.


Em Garanhuns, uma guarnição foi acionada pela central de rádio para o comparecer à Rua Melo Peixoto, centro Garanhuns, onde alguns policiais militares que encontravam de folga, próximo a Igreja Universal, deterem um elemento foragido da FUNASE, agora com 18 anos de idade. O efetivo da guarnição encaminhou a pessoa  para 18ª DESEC para serem tomadas as medidas cabíveis.

Também em Garanhuns, a ROCAM durante rondas na Rua Belarmino Dourado, no bairro de Heliópolis, abordou um menor e encontrando em poder do mesmo, uma faca peixeira enrolada no casaco. O Menor foi apreendido e conduzido a 18ª DESEC onde foi descoberto que o mesmo era foragido da FUNASE.

Apreensão de arma de fogo em Bom Conselho

Ontem (15), a Polícia Militar foi informada que no Sítio Barrocão, município de Bom Conselho, em um campo de futebol, estava havendo jogo de futebol e que havia alguns elementos armados. Ao chegar no local foram realizadas várias abordagens aos transeuntes, próximo a um pé de manga havia uma bolsa e ao ser verificada foi encontrada um revólver calibre .38, com numeração raspada. Como não foi localizado o dono da arma, a mesma foi entregue na delegacia de plantão de Garanhuns.

Apreensão de armas de fogo em Garanhuns

Ontem (15), por voltas das 16 horas, no sítio Castainho, em Garanhuns, a vítima de nome P.S.B., estava se dirigindo para sua residência quando se deparou com o imputado de nome José Luiz Miranda da Fonseca Filho, em um cavalo, ocorrendo uma discussão e o imputado agrediu a vítima  com  coronhadas de revólver, em seguida se evadiu. A vítima foi socorrida para o Hospital Dom Moura, onde foi medicada e liberada. A Polícia Militar através do Oficial de Operações e o efetivo da ROCAM de Granhuns, foram até o Sítio Castainho e realizaram algumas abordagens a bares, onde localizou o imputado que tentou se evadir em uma motocicleta de marca Honda, de placa KJE 3064, contudo, foi perseguido e quando abordado, portava um revolver calibre .38. Foram feitas diligências na residência do acusado onde foi localizado no interior da casa do mesmo uma espingarda calibre 12, com a numeração raspada, que também pertencia ao mesmo. Quando foi verificado a moto no Sistema  INFOSEG, foi constatado queixa de roubo. O acusado foi conduzido para a delegacia de plantão, sendo Autuado em Flagrante Delito por Lesão Corporal, porte ilegal de arma, posse ilegal de arma e recepção de produto roubado.

APREENSÃO DE ARMAS EM ÁGUAS BELAS

Na manhã deste domingo (15), a equipe do GATI/9ºBPM que havia recebido informações através de denuncias anônimas sobre armas de fogo que eram utilizadas para realizar assaltos, homicídios e outros crimes, mais precisamente na cidade de Iati, Águas Belas, Saloá, Venturosa, Pedra, Capoeiras e Caetés, as quais estariam sendo guardadas em residências no Sitio Riachão, zona rural da cidade de Águas Belas.

Após realizar buscas as residências foram localizadas sendo apreendidos 01 (um) rifle Cal. 22 marca Rossi, modelo Short Loong, série de nº. G68097; 01(um) rifle Cal. 44, sem marca, sem modelo, sem número de série; 02(dois) revolveres Cal. 38, modelo Special, marca Taurus, de numerações de série 1349853 e JH 343566; e ainda 01 (uma) espingarda Cal. 12 de marca Boito, modelo BSA 5T-84, Nº. de série E18040, também foram aprendidas as seguintes munições: 05 munições cal. 44 intactas, 09 munições cal. 38 intactas, 08 munições Cal. 12 intactas, em quatro residências do referido sitio. Segundo a moradora da residência as armas são de propriedade do dono da fazenda, o qual se encontra residindo em São Paulo, que a mesma não tinha conhecimento da existência do arsenal. Todo o material apreendido foi entregue na 137ª Delegacia de Plantão de Águas Belas, para adoção das medidas cabíveis.

Agresão doméstica em Lajedo

A Policia Militar foi solicitada pela vitima, M.L.S., para comparecer a Rua 04, no Bairro Poço em Lajedo, a qual informou que seu companheiro identificado como Cícero Herculano da Silva,  havia tentado enforcar a mesma. O policiamento localizou o imputado e conduziu as partes para delegacia de plantão onde imputado foi autuado em flagrante delito baseado na  lei Maria da Penha.

Apreensão de drogas em Garanhuns

Ontem (14), policiais militares lotados no município de Garanhuns se deslocaram para a Rua Floriano Portela, Vila Canadá, em Garanhuns, atendendo solicitação do efetivo do Núcleo de Inteligência da PMPE, para efetuar abordagem ao imputado identificado como Jonathan da Silva Brito.
Na abordagem foi encontrado com o mesmo 08 (oito) papelotes de maconha e a quantia de R$ 28,00 (vinte e oito reais ) em espécie, foi também efetuado abordagem em sua residência com autorização do mesmo na tentativa de localizar mais drogas porém, nada foi encontrado. O imputado foi conduzido até a delegacia de plantão para as medidas cabíveis.    

9° BPM ALERTA : PESSOAS USAM NOME DA INSTITUIÇÃO PARA ARRECADAR DINHEIRO

           O Tenente Coronel PM Abel Ferreira Júnior, Comandante do 9º BPM, sediado na cidade de Garanhuns-PE, informa que a venda de bingos a comerciantes e empresários pelas entidades que representam categorias da Polícia Militar, não tem qualquer vínculo ou gestão com a PMPE e muito menos com este Batalhão. Existem suspeitas que essas associações estejam usando o nome do 9º BPM indevidamente, para “forçar” a compra de bingos beneficentes. O Comandante Abel Ferreira Júnior lembra que é contra a utilização do nome da instituição para realização de eventos que objetivam arrecadar dinheiro junto a comerciantes e empresários. A orientação é que, ao ser abordado por um vendedor, o cidadão não se deixe intimidar. Muitos contribuem sem entender qual a real finalidade. O dinheiro não é direcionado à Polícia Militar. Na verdade, o apurado vai para as associações, que são independentes da PM. Se estiver sendo feito algo em nome do 9º BPM, não é permitido. Não temos nenhuma gestão sobre esse dinheiro e não sabemos para onde ele vai.

Prisão de assaltantes de aparelho celular

Os acusados, José Ronaldo de Souza,  Alexandro da Silva  e um menor, residentes na cidade de Lajedo, estavam no terminal rodoviário de Garanhuns em atitude suspeita e ao serem abordados pelo o efetivo policial militar, foi encontrado em poder dos mesmos 10 (dez) aparelhos celulares, tendo os referidos acusados confessado que estavam chegando em Garanhuns de uma festa realizada em Saloá e que os celulares eram produto de furto realizado na festa, sendo detidos e conduzidos a delegacia de plantão para as medidas cabíveis.

Apreensão de arma de fogo em Palmeirina

Ontem (13), o efetivo do GATI do 9º BPM, estava defronte a Câmara de Vereadores do município de Palmeira, quando o acusado identificado João Wellington dos Santos, residente naquele município, deu uma cantada de pneus em seu veículo, sendo feito uma revista no interior do carro e foi encontrada um Revólver calibre* 38. O referido acusado, juntamente com a arma foram conduzidos a delegacia de plantão em Garanhuns, onde foi autuado em flagrante delito.

Prisão em Garanhuns

Ontem (11), a polícia militar foi acionada para comparecer até Avenida Santo Antônio, centro de Garanhuns, onde dois Policiais Militares de folga conseguiram prender o imputado identificado como  Anderson Guedes, que havia furtado um celular. O imputado foi conduzido a Delegacia de Polícia onde foi entregue para as medidas cabíveis.  O mesmo já respondia por dois  crimes, um   em Alagoas,  Art.  121  (homicídio) e um em Garanhuns, Art. 155 (furto).

Detentos da Penitenciária Agrícola de Canhotinho, preso após furtarem mercado em Canhotinho

Segundo informações da vítima, E.S., os imputados e detentos do sistema semi-aberto da penitenciária de Canhotinho, Alex José Oliveira dos Santos e Creuzo Diego Cavalcante, estavam no interior do seu mercado localizado na cidade de Canhotinho, e furtaram 13 (treze) desodorantes, 02 (duas) colônias e 02 litros de Wisky. Posteriormente os mencionados acusados foram localizados na Penitenciária de Canhotinho com os materiais furtados,  sendo os mesmos, juntamente com o material do furto, conduzidos a Delegacia local para as medidas cabíveis.

Semana Santa menos violenta: Pernambuco reduziu em 8% os números de CVLI

De acordo com dados preliminares da GACE, das 0h da quinta às 24h do domingo de páscoa cinco vidas foram salvas no Estado.

O feriadão da Semana Santa em 2012 foi menos violento. De acordo com os números preliminares da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS – GACE das 0h da quinta às 24h do domingo de páscoa cinco vidas foram salvas no Estado, o que representou uma redução de -8% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. Este ano foi registrado 54 homicídios em todo o Estado contra 59 mortes ocorridas em 2011.
Para garantir a segurança dos pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social – SDS lançou 8.387 profissionais de segurança nas principais cidades com eventos e aglomerações de pessoas no feriado. Um aumento de 10% em relação ao efetivo empregado em 2011 sendo investidos 815 mil reais em diárias. Cidades como Gravatá e Brejo da Madre de Deus, onde ocorre o maior espetáculo ao ar livre do planeta, receberam reforço no policiamento.
A Paixão de Cristo no Recife que aconteceu no Marco Zero contou com a presença de policiais militares, civis e científicos, além de bombeiros militares. O efetivo também foi reforçado nos litorais norte e sul, que também atraiu várias pessoas no período de 05 a 08 de abril.
A partir do reforço no policiamento, foram presas em todo o Estado 200 pessoas o que representou um aumento de 68% nas prisões em flagrantes no período. O Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv registrou 35 acidentes com 03 vítimas fatais. Já o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran abordou 2.483 pessoas e 1.462 veículos, além de apreender duas armas de fogo no período de 05 a 08/04.

Policia Militar apreende menor de moto com placa adulterada.

A Polícia Militar quando realizava Rondas com Abordagens na Vila Neves, cidade de Jucati, flagrou um menor de posse da moto CB 300, cor vermelha, placa KKL 5910/PE e ao verificar no Sistema de INFOSEG, a referida moto estava com a placa adulterada. O menor foi apreendido e conduzido para delegacia de plantão em Garanhuns onde foi entregue para as medidas cabíveis.

Prisão em Lajedo

Ontem (07), por volta de 00h 10min, a Polícia Militar foi acionada para comparecer até o Supermercado Dular, localizado na cidade de Lajedo, para averiguar o alarme que teria disparado. Ao chegar realizou uma revista geral e localizou o imputado,  Rodolfo da Silva dentro o referido Mercado. Com ele foi encontrado a importância de R$. 13:00 (treze reais). O mesmo foi encaminhado a delegacia de plantão onde foi Autuado em Flagrante Delito.

Mais uma ação do efetivo da ROCAM em Garanhuns

O Efetivo da Rocam ao efetuar Abordagens em alguns indivíduos na Rua dos Operários, bairro da Liberdade em Garanhuns, foram agredidos por Fabiana Vicente da Silva com palavras e gestos inadequados, desacatou o Policiamento e tentou derrubar e quebrar a motocicleta patrimônio do Estado, além de ameaçar os Policiais. Ao ser dado voz de prisão a mesma resistiu, sendo dominada e conduzida até a delegacia de plantão, onde foi entregue para as medidas cabíveis.

Prisão em Garanhuns

Ontem (6), o efetivo da ROCAM lotado na cidade Garanhuns, recebeu denuncia que o imputado identificado como sendo Marcio José Ferreira Barbosa, havia invadido um condomínio que fica nas proximidades do 71 BI, assaltou a vitima, J.E.F., levando um aparelho celular e a importância de R$ 200,00 (Duzentos Reais). O policiamento chegando ao local, localizou o imputado e foi constatado que este estava com um ferimento na cabeça e que segundo o mesmo havia caído de um veiculo, após verificação nos sistemas de informação de segurança pública, ficou constatado que existe contra o imputado 02 (dois) processos, sendo um por estelionato e outro por ameaça no Estado de São Paulo. O imputado foi entregue na delegacia de plantão para as medidas cabíveis.

Prisão de assaltante de carro

Ontem (6), por volta de 00h 40 min., o efetivo da Rocam lotado na cidade de Lajedo, tomou conhecimento que o veículo Gol, Cor branca, ano 2004, placa MMX – 5142- PE, havia sido tomado de assalto na cidade de São Bento do Una e que alguns elementos em um veiculo Siena de cor preta de placa não anotada estariam dando suporte ao mesmo. Em seguida o efetivo se deslocou pela PE 180 onde se depararam com os veículos suspeitos, que ao avistar o policiamento empreenderam fuga em sentidos diferentes. O Gol foi perseguido e o condutor perdeu o controle colidindo com um poste. Ao ser realizado abordagem no veiculo e acusado, foi encontrado um revolver calibre 38 e o imputado sido identificado como Paulo Alexandre dos Santos. O veiculo Siena conseguiu fugir tomando destino ignorado.  Arma, veículo e o acusado foram conduzidos e entregues na delegacia de plantão em Garanhuns, onde foi autuado em flagrante, e conduzido ara Cadeia Publica de Lajedo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Agressão contra mulher no Distrito de Rainha Isabel, em Bom Conselho

Ontem (5), a Policia Militar foi solicitada pela menor M.R.S., para comparecer no sítio Ingzeira, localizado no Distrito de Rainha Isabel, em Bom Conselho, onde informou que seu companheiro identificado como sendo ...Silva, chegou em casa com fortes sinais de embriaguez e passou a agredí-la fisicamente. O imputado foi localizado e foi encontrado em poder do mesmo uma faca e uma foice. Os envolvidos na ocorrência foram conduzidos para a delegacia de Plantão em Garanhuns, para que fosse tomado as medidas cabíveis.

Parceria e integração reduzem homicídios em Pernambuco

Em março de 2012 foram salvas 43 vidas e o Estado reduziu em 13,9% os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI, superando a meta prevista no Pacto Pela Vida - PPV.

Março de 2012 é um mês de comemorações para o Governo do Estado e Secretaria de Defesa Social - SDS. De acordo com os números divulgados pela Gerência de Análise Criminal e Estatística – GACE o Estado reduziu em 13,9% os índices de homicídios e salvou 43 vidas se compararmos os números do mesmo período de 2011. “É o melhor mês de março desde o ano de 2004, superamos a meta do Pacto Pela Vida e tivemos três dias sem nenhum homicídio na capital pernambucana”, comemorou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, ao referir-se a diminuição de CVLI e aos dias 29, 30 e 31 de março onde não foi contabilizada nenhuma morte em Recife.
Para Damázio seguir as orientações do Comitê Gestor do PPV foi fundamental no alcance das metas do Pacto. “A partir do diagnóstico das áreas realizado pelo Comitê adotamos algumas mudanças operacionais e conseguimos reverter os números. Também não podemos esquecer a parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Ressocialização do Estado e a integração dos Órgãos Operativos da SDS”, lembrou. Ainda segundo o secretário as seis operações de repressão qualificada realizadas em 2012 foram responsáveis pela prisão de 69 líderes de facções criminosas.
O aumento no número de apreensões de armas de fogo e no cumprimento de mandados também é motivo de comemoração pela segurança pública estadual. No primeiro bimestre de 2012 foram retiradas de circulação 1.107 armas o que representou um acréscimo de 12% nas apreensões em todo o Estado. Já a Operação Malhas da Lei responsável pelo cumprimento de mandados expedidos pelo Poder Judiciário realizou 1.093 prisões aumentando em 19%, nos dois primeiros meses deste ano, o total de ordens judiciais cumpridas.
Para garantir a sensação de segurança dos pernambucanos a SDS tem investido alto no reforço das operações realizadas pela PMPE, órgão responsável pelo policiamento ostensivo. “Intensificamos em todo o Estado nossas ações. Operações como Risco Zero, Sossego e Avalanche são responsáveis pelo aumento na apreensão de armas e drogas. Lançamos Unidades Especializadas da Polícia Militar em áreas críticas e conseguimos virar o jogo. É um trabalho árduo e diário, mas o comprometimento dos profissionais de segurança possibilitou mais esta conquista”, enfatizou Damázio.
Morador do bairro de Piedade em Jaboatão dos Guararapes, o vigilante Thiago Lima, confirma o aumento das operações realizadas pelas polícias pernambucanas. “Ultimamente tenho visto várias abordagens como também mais policiais e viaturas nas ruas. Sentimo-nos mais seguros com ações como estas”, afirmou. A sensação de segurança da agente de saúde Julieta Andrade, é semelhante a do morador de Jaboatão. “Devido a minha profissão ando pelas comunidades e percebo que a presença da polícia e de ações governamentais tem colaborado para a redução da criminalidade. Isso é muito importante”, frizou a moradora de Maranguape I em Paulista.
A contratação dos novos agentes penitenciários também foi citada de fundamental importância para o cumprimento das metas. “Com o upgrade na Seres conseguimos junto a polícia militar aumentar os números de revistas nos presídios”, lembrou o secretário. Com o apoio do MPPE e da Justiça pernambucana, a liberação dos presos em regime semiaberto, os alvarás de solturas e o arbitramento de fianças foram expedidos de acordo com os critérios orientados pelo Comitê Gestor do PPV. “Quando unimos forças atingimos nossos resultados", lembrou Damázio.
Nos últimos cinco anos, com o Pacto Pela Vida, a cidade do Recife teve uma redução na taxa de homicídios acima dos 40%. Superior à queda na violência registrada por projetos modelo de segurança pública, tais como Nova York (EUA), após os primeiros quatro anos do programa Tolerância Zero, e Bogotá (Colômbia), depois de quatro anos do programa Segurança Cidadã. "Desde o início do PPV em 2007 já conseguimos salvar 4.720 vidas e estamos trabalhando para salvar ainda mais”, comemorou o chefe da Defesa Social.

CULTURA DE PAZ – Para continuar garantindo a segurança dos pernambucanos, a SDS vai continuar combatendo os traficantes, homicidas, assaltantes de bancos e todos os tipos de criminosos. Mas ultimamente um tipo de crime é o foco das ações da secretaria, o crime de proximidade. A partir de um levantamento realizado, foi constatado que grande parte dos homicídios registrados no Estado são cometidos por pessoas próximas, onde a motivação é passional ou torpe. "Precisamos desenvolver uma cultura de paz em nosso Estado, para isso contamos com o apoio da sociedade e da imprensa. Em alguns de nossos territórios a maioria dos crimes são brigas entre vizinhos, em mesa de bar ou por ciúmes que terminam em morte. É um grande desafio às polícias dado que na maioria das vezes são imprevisíveis e conduzidos por motivo torpe", complementou.


Agressão contra mulher em Águas Belas

Ontem (2), na cidade de Águas Belas, a senhora C.G.S., solicitou a presença da Policia Militar na sua residência localizada na Rua Cel. Constantino, Centro de Águas Belas, e informou que seu companheiro identificado como sendo Erivânio Joaquim da Silva  havia a espancado com a folha de um facão e que se a mesma o denunciasse a mataria, mesmo com a ameaça a vitima chamou a policia que o prendeu e o conduziu até a 18ª DESEC, onde foi autuado em flagrante delito.

Prisão de elemento armado em Terezinha

Ontem (31), O efetivo da Guarnição Tática da cidade de Terezinha, cumpria a OPERAÇÃO RISCO ZERO e durante a Blitz com abordagens, ouviu disparos de arma em via Pública e em seguida flagrou o imputado identificado como sendo ...Silva, portando ilegalmente um revolver calibre 38, e mais 06 cartuchos do mesmo calibre intactos e 02 deflagrados. Os policiais detiveram o imputado e o conduziram juntamente com os objetos apreendidos para a Delegacia de plantão em Garanhuns onde foi lavrado o auto em flagrante delito.

ROCAM em ação na área do 9º BPM

Sábado, 31 de março de 2012.

Em Águas Belas, equipe da ROCAM, cumpria fielmente a Diretriz da Operação RISCO ZERO e durante a Blitz com abordagens, flagrou o imputado identificado como sendo ...Holanda, trafengado com sua moto de marca Honda, em desacordo às normas de trânsito vigente e após ser abordado, foi encontrado 02 (duas) pedras de CRACK e uma quantidade de maconha com capacidade para fazer aproximadamente 03 (três) cigarros. Os policiais detiveram o imputado e o conduziu juntamente com o veículo e os objetos apreendidos para a 137ª Seccional onde foram tomadas as providências cabíveis.

Em Canhotinho, equipe da ROCAM, cumpria fielmente a Diretriz da OPERAÇÃO RISCO ZERO e durante Blitz abordou um veículo de marca CARAVAN flagrando o imputado identificado como sendo ....Silva, portando ilegalmente um revolver calibre .38. Os policiais detiveram o imputado e o conduziu juntamente com o objeto apreendido para a Delegacia de plantão em Garanhuns onde foram tomadas as providências cabíveis.