A Secretaria de Defesa Social – SDS através do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB apresentou, na manhã desta sexta-feira (14), um projeto pioneiro na identificação neonatal no Estado.
O Projeto FootScanID, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná - UFPR, tem como objetivo escanear a planta do pé do bebê, para coletar as impressões digitais do recém nascido e colocá-las em uma central online do IITB. Com o novo processo, a tinta e o papel que são usados para identificar as digitais do bebê serão inutilizados.
Pernambuco será o primeiro Estado a utilizar essa nova tecnologia. “Nós somos o único Estado brasileiro que trabalha com a identificação neonatal, por esta razão foi firmado um convênio com a universidade paranaense, onde ela nos fornecerá o equipamento”, afirmou o gestor do IITB, Jandir Carneiro Leão.
De acordo com a pesquisadora da UFPR, Olga Bellon, este é um projeto pioneiro no mundo. “Nós estamos nos dedicando a essa pesquisa há mais de dez anos e é um projeto pioneiro no mundo”, contou.
Inicialmente o equipamento será instalado em todas as maternidades públicas da capital para um período de adaptação, e em seguida em todo o Estado. O equipamento deverá chegar a Pernambuco logo após sua patenteação.
Fonte: www.sds.pe.gov.br