De acordo com dados preliminares da GACE, das 0h da quinta às 24h do domingo de páscoa cinco vidas foram salvas no Estado.O feriadão da Semana Santa em 2012 foi menos violento. De acordo com os números preliminares da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS – GACE das 0h da quinta às 24h do domingo de páscoa cinco vidas foram salvas no Estado, o que representou uma redução de -8% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. Este ano foi registrado 54 homicídios em todo o Estado contra 59 mortes ocorridas em 2011.
Para garantir a segurança dos pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social – SDS lançou 8.387 profissionais de segurança nas principais cidades com eventos e aglomerações de pessoas no feriado. Um aumento de 10% em relação ao efetivo empregado em 2011 sendo investidos 815 mil reais em diárias. Cidades como Gravatá e Brejo da Madre de Deus, onde ocorre o maior espetáculo ao ar livre do planeta, receberam reforço no policiamento.
A Paixão de Cristo no Recife que aconteceu no Marco Zero contou com a presença de policiais militares, civis e científicos, além de bombeiros militares. O efetivo também foi reforçado nos litorais norte e sul, que também atraiu várias pessoas no período de 05 a 08 de abril.
A partir do reforço no policiamento, foram presas em todo o Estado 200 pessoas o que representou um aumento de 68% nas prisões em flagrantes no período. O Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRv registrou 35 acidentes com 03 vítimas fatais. Já o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran abordou 2.483 pessoas e 1.462 veículos, além de apreender duas armas de fogo no período de 05 a 08/04.