Seja bem-vindo. Hoje é

Governo inaugura 1° Comando Itinerante Integrado e expande programa em Caruaru

Reverenciado pelos moradores que residem ao longo das escadarias que dão acesso ao Monte de Bom Jesus, em Caruaru - Agreste pernambucano - o governador Eduardo Campos recebeu diversos agradecimentos por trazer a paz ao local que há mais de vinte anos se encontrava abandonado. A chuva e o frio se renderam no último Domingo (18) a momento de esperança de dias melhores. No cartão postal da cidade que fica a uma altitude de 630 metros foram instalados três containeres que desde ontem começou a abrigar policiais civis e militares que estarão no local 24 horas atendendo pelo Disque Monte 3701.1331 com o objetivo de garantir a tranqüilidade dos moradores e devolver a população o ponto turístico que já foi o local.
Antes mesmo das 9h da manhã o governador Eduardo Campos, ao lado da primeira-dama Renata Campos e aliados políticos, dava os primeiros passos para subir os 365 degraus da escadaria principal do Monte Bom Jesus além de inaugurar o policiamento o governador também iniciou a descentralização do programa Governo Presente que integra diversas Secretarias do Governo no intuito de executar programas e projetos de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução da desigualdade, violência e criminalidade no local.
"Queremos e vamos devolver ao povo de Caruaru, principalmente aos moradores daqui do Monte Bom Jesus, o orgulho de fazer parte desse cartão postal. Além disso, vamos garantir igualdade de oportunidades, promovendo a aproximação da sociedade com o Poder Público", disse Campos assim que chegou ao topo do Monte, na Capela de Santa Luzia, local onde foi recebido por 40 músicos-mirins da Orquestra Meninos do Morro, ao som das músicas "Além do Arco-íris" e "Luar do Sertão".
Um marco na história de Caruaru. Disse a dona de casa Francisca Josefa da Silva, 65 anos moradora do local há 20 anos. "Espero que seja sempre assim, muita alegria, policiamento todos os dias para trazer a paz para esse local”, disse. Em cada ponto do local o comercio ambulante se fez presente. Desde a água mineral ao famoso espetinho de carne foram comercializados. Severina da Silva, que vende bombom e pipoca disse que só subiu ao Monte do Bom Jesus porque soube que o governador estaria presente e que a polícia iria se instalar no local. " Sempre tive medo de vir aqui em cima. O local é lindo, mas era muito esquisito", informou.
A Secretaria de Defesa Social através do Comando de Policiamento do Agreste 1 da Polícia Militar estará no local diariamente com 48 policiais dentre oficiais e praças do Grupo de Apoio Tático Itinerante e da Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas do 4° Batalhão com 16 viaturas. A Polícia Civil também contará com efetivo no local segundo informou o delegado da Seccional Erick Lessa. O governo está investindo por mês R$10 mil por cada aluguel dos containeres além de mais de 11 mil com mobilha.
O município de Caruaru também está sendo o primeiro município do interior a contar com o sistema de comunicação digital através da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Desde o último dia 18 de Agosto 22 rádios fazem parte do trabalho operacional das instituições num investimento na ordem de R$1 milhão e 580 mil.
Certificados - Durante a solenidade houve a entrega de certificados a três dos 5.348, alunos da primeira turma do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência de 18 escolas municipais e cinco estaduais. Tamires Ferreira da Silva; Adnnir Gabryelle Ferreira da Silva e Carlos Gabriel da Silva, receberam os certificados das mãos do governador Eduardo Campos, do Secretário de Defesa Social Wilson Damázio, do Gerente de Prevenção da SDS João Evangelista e do Coordenador Pedagógico do Proerd major Jailton Barros.
O Corpo de Bombeiros em parceria com a Secretaria de Educação e a Universidade de Pernambuco, também está atuando na cidade onde treinou a primeira Brigada de Emergência Escolar de Caruaru. O objetivo é capacitar e certificar os alunos do ensino médio da rede estadual, através de manobras básicas de atendimento pré-hospitalar e prevenção e combate a princípio incêndios. Quarenta alunos do 1° ano do ensino médio da escola Padre Zacarias Tavares, no Bairro do Salgado foram contemplados com o certificado. Robson de Moura Ribeiro, Amanda Muniz da Silva e Malena Maria dos Santos, receberam das mãos do governador e do prefeito da cidade José Queiroz seus certificados.
O secretário de Defesa Social Wilson Damázio classificou o momento como sendo de gloria. "Estamos aqui governador ocupando o Monte do Bom Jesus com o Comando Itinerante Integrado, trazendo cidadania para todos os caruaruenses e todos os turistas sem ser preciso disparar um tiro nem empurrar ninguém. O senhor não governa o senhor cuida das pessoas e eu fico muito feliz em fazer parte dessa gestão", afirmou. Damázio parabenizou o prefeito de Caruaru José Queiroz por ter se irmanado nessas ações. Ele agradeceu ainda os servidores da SDS que além de trabalhar na atividade policial integram os programas de prevenção.
Além do governador Eduardo Campos, e da primeira dama Renata Campos e do secretário de Defesa Social Wilson Damázio também estiveram presentes ao evento o comandante do 4º Batalhão tenente coronel Gilmar Araújo, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Tavares Lira, o subcomandante coronel Carlos Feitosa, o chefe geral da Polícia Civil Manoel Carneiro, os diretores de operações da PM e Civil, respectivamente coronel Edén Vespaziano e delegado Osvaldo Moraes, o vice governador João Lyra Neto, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Casa Nova, o Assessor Especial do governo, coronel José Lopes, além dos secretários de Estado Evaldo Costa, da Imprensa, Alexandre Rebelo, de Planejamento e Gestão, Raquel Lira da Criança e Juventude, Laura Gomes do Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Sileno Guedes de Articulação Social e Regional e outras autoridades civis e militares da região e cidades vizinhas