Seja bem-vindo. Hoje é

SDS registra redução histórica de CVLI em Audiência Pública

A Secretaria de Defesa Social – SDS registrou neste final de semana, de 9 a 11 de setembro, a menor taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI nos últimos 400 finais de semana. A informação foi repassada pelo secretário de planejamento, Alexandre Rebêlo, durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife. “Foram registrados 19 CVLIs este final de semana. É a menor taxa já registrada”, diz.
Para o secretário da SDS, Wilson Damázio, o resultado se deve a diversas ações que estão sendo incrementadas através do Pacto pela Vida. “Eu atribuo essa redução histórica a ações como o reforço do quadro policial priorizando a atividade fim, a adoção do controle e monitoramento de presos, além da criação do Sistema de Contenção ao Crime – SCC”, afirma.
De acordo com o gestor da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS, Gerard Sauret, este final de semana foi o melhor da série histórica. “Desde o início da contabilização feita pela SDS, em janeiro de 2004, esta cifra só foi atingida uma vez em outubro de 2010”, conta o gestor.
Audiência Pública - A vereadora Marília Arraes (PSB), baseada em informações fornecidas pela Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS em 2010, deu entrada na Câmara de Vereadores do Recife em três projetos de lei que regulamentam o consumo de bebidas alcoólicas na cidade. O projeto 128, que trata sobre o acesso de menores a bebidas alcoólicas, o 129 sobre a limitação do horário de funcionamento de bares e restaurantes aos domingos e o 130 que diz respeito à restrição do consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas.
Presente a audiência pública, o secretário da SDS, Wilson Damázio, apoiou os projetos. “Quero parabenizar a vereadora Marília Arraes pela iniciativa. A SDS se irmana a esses projetos e a tantos outros que venham contribuir para diminuição da violência e do número de homicídios no Estado”, diz.
Entre os meses de abril e setembro de 2010, 17% dos homicídios ocorridos no Estado se deram em contexto de consumo etílico – CCE, ou seja, a cada seis homicídios praticados, um se deu em decorrência de CCE.
A vereadora acredita na diminuição da violência a partir da restrição ao uso de álcool. “O objetivo é promover uma mudança estrutural no ambiente do Recife, modificando comportamentos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, ajudando a cumprir com maior eficiência o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA e contribuir para a diminuição dos números de homicídios na cidade”, afirma Marília.
O consumo excessivo de álcool não reflete apenas na segurança pública, com o aumento da criminalidade, também interfere no sistema de saúde. “Esta é uma iniciativa de grande importância no ponto de vista da saúde. Os hospitais estão abarrotados de pacientes com patologias diversas causadas pelo consumo de álcool”, conta o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Hélio Calábria.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco – Abrasel PE não concordou apenas com o projeto 129 que limita o horário de funcionamento de bares e restaurantes para as 22 horas aos domingos. “A Abrasel quer sim combater o excesso, mas é contra a limitação do horário aos domingos, pois pode prejudicar financeiramente o setor”, declara o vice-presidente da Abrasel PE, Leonardo Lamartine.

(Fonte: www.sds.pe.gov.br)