Seja bem-vindo. Hoje é

Motivação é chave para bem-estar no emprego

Especialista em comportamento humano diz que não há como separar vida profissional da pessoal

O que o motiva no ambiente de trabalho? Se a resposta demorar a vir, ou nem chegar, é preocupante. Pois a sensação de bem-estar no âmbito profissional faz com que o colaborador mantenha bons relacionamentos com os colegas, além de influir diretamente em sua produtividade. Manter a motivação diante das atribuições dentro da empresa é um dos desafios a serem enfrentados pelo colaborador, já que é o que nutre o seu rendimento.

Para a especialista em comportamento humano Branca Barão, motivação tem a ver com felicidade. Não dá para dissociar uma da outra. E os gestores de empresas perceberam isso. “Não existe uma vida profissional e uma vida pessoal possíveis de serem separadas. Apesar de ainda falarmos assim, existe apenas vida. Quando aceitamos isso, temos pessoas mais felizes, que trabalham melhor em grupo e administram bem o tempo, dentro e fora da organização”, afirma.

Segundo a especialista, são quatro os fatores principais para nutrir a motivação no ambiente de trabalho: o sentimento de realização e orgulho de suas funções; liberdade de atuação; crença nas oportunidades de desenvolvimento; e desejo de reconhecimento. “O estímulo no meio profissional influencia diretamente nas relações, influenciando muito o clima organizacional, que é o resultado do sentimento dos colaboradores em relação à empresa. Já em relação aos resultados, estou convicta de que a forma como nos sentimos reverbera na forma como agimos e nossas ações são diretamente interligadas aos nossos resultados”.

E quando algum desses fatores falta, onde buscar o estímulo? “Hoje se sabe que existem três fontes distintas: a genética - a parte do ser humano que é assim e pronto, quando faz parte da personalidade -; a motivação intrínseca - também chamada de auto-motivação, que é a capacidade de encontrar sozinho suas realizações -; e a extrínseca - que depende de incentivos, do reconhecimento do outro e também do dinheiro”, explica Branca.

Para a especialista, manter a motivação é não ficar parado, descobrir novas ideias e formas de se sentir bem, fazer amigos no ambiente de trabalho e, principalmente, encontrar em seus próprios valores uma intersecção com os da empresa. “Sem isso, nada feito”, avisa. “Acredito que a motivação é o resultado de vários fatores, onde o maior responsável é o próprio profissional. Não posso esperar alguém me motivar, e sim descobrir, por meio do autoconhecimento, o que me faz feliz no trabalho. E se eu não encontrar no ambiente profissional, buscar uma realidade na qual eu encontre, seja mais dinheiro, novos desafios, aprendizagem, promoções”, continua Branca Barão.


PARA MANTER O ESTÍMULO


1 - Ao acordar, pergunte-se “o que me faz sair da cama?”;
2 - Coopere, oferecendo ideias e descobrindo formas de ajudar;
3 - Faça amigos no ambiente de trabalho e cuide dessas relações;
4 - Use parte do salário para fazer algo que dê alegria;
5 - Tenha metas claras e bem definidas.


PARA SABER MAIS

Livro: Motivação 3.0, de Daniel Pink
Filme:  Meu Malvado Favorito (2010), de Pierre Coffin e Chris Renaud
Música: Amor pra recomeçar, de Frejat


Fonte: www.folhape.com.br