Seja bem-vindo. Hoje é

Neste fim de ano, aumenta em Pernambuco, a fiscalização da Lei Seca.

Desde o começo do mês, 480 habilitações já foram recolhidas. Com as confraternizações de fim de ano, o risco trazido pela combinação entre álcool e direção aumenta devido às festas. Desde o início do mês de Dezembro, a fiscalização para cumprir a Lei Seca em Pernambuco está mais rigorosa: ao invés de acontecer apenas no fim de semana, os agentes de trânsito estarão trabalhando durante os demais dias. A fiscalização será descentralizada, que além de abranger a região Metropolitana do Recife, abrangerá as Cidades do interior com índices crescentes de acidentes em decorrência do uso de bebidas alcoólicas, a fiscalização contará com o apoio do policiamento de trânsito local de cada cidade.

O coordenador da Lei Seca no Estado, Major PM André Cavalcanti(foto), fez um balanço da operação. “Nos últimos 21 dias, foram 12 mil abordagens, mais de mil condutores multados e 480 habilitações recolhidas só por irregularidades ligadas ao álcool”, enumerou. Questionado se existe alguma forma de prever o limite de álcool que uma pessoa pode consumir sem comprometer os reflexos necessários para dirigir, o Major Cavalcanti disse ser impossível fazer essa medição, pois cada organismo reage diferentemente à presença de álcool.

O coordenador de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Marcelo Tenório, explicou que os pedestres também precisam ficar atentos para evitar a ocorrência de acidentes. Atravessar nas faixas e manter atenção redobrada em avenidas mais movimentadas são atitudes importantes. “Recomendamos que, ao atravessar, os pedestres evitem as curvas e os locais com pouca iluminação e tenham a vista completa para o condutor, além de usar roupas de cores claras”, ressaltou.

Em relação aos ciclistas, a orientação é para que eles andem na mesma direção do tráfego, procurem o acostamento e à direita sempre que possível.