
Neste ano, a Secretaria conta com o investimento de R$ 6 milhões, um incremento de 31,7% em relação a 2011. “Só em diárias do período pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval, serão R$ 5,5 milhões. O resto fica para despesas de menor volume, como plataformas”, detalha o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
Serão utilizadas também 2.421 viaturas ao longo da operação. Além do policiamento terrestre, duas aeronaves do Grupo Tático Aéreo participarão da operação de segurança. “Um investimento bem significativo, que com certeza se reverterá em uma maior segurança para os foliões”, afirmou Damázio. Cerca de 50 mil folders serão distribuídos para os foliões nos Postos de Comando, Delegacias e Batalhões com dicas de segurança.
Além dos policiais, o carnaval vai contar com 268 câmeras de videomonitoramento, vigiadas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social - Ciods. “Dessas, teremos 68 câmeras direcionadas para o percurso do Galo da Madrugada e ruas adjacentes”, ressalta o secretário. O Sítio Histórico de Olinda vai contar com 16 câmeras fixas.
No sábado de Zé Pereira, dia 18, estarão trabalhando para garantir a segurança do folião no Galo da Madrugada – a maior festa do Carnaval de Pernambuco - 5.860 profissionais. O Posto de Comando Geral Integrado da SDS será instalado na Avenida Dantas Barreto, no 4° Andar do Banco do Brasil. O Juizado do Folião contará este ano com dois polos. O primeiro funcionará no Fórum Thomaz de Aquino e o outro na Associação da Polícia Ferroviária Federal. Segundo a juíza coordenadora dos Juizados Especiais de Pernambuco, Fernanda de Paula, a idéia de duplicar o polo no evento partiu da Secretária de Defesa Social e foi muito bem aceita pelo judiciário.
Em Olinda, as atenções serão voltadas para o desfile das Virgens de Verdade/ Abraça Brasil, que ocorre neste domingo (5), e o Sítio Histórico. Quatro mil policiais militares estarão nas ruas durante a passagem dos blocos de rua e 450 entre os dias 18 e 22 de fevereiro no Sítio Histórico.
O quantitativo de policiais militares, civis, bombeiro militares e a policia cientifica atuarão nos principais polos de animação na capital, no litoral e interior do Estado. Segundo o Secretário Wilson Damázio, a secretária junto aos profissionais de segurança estará reforçando nos principais pontos de aglomeração de pessoas o combate ao uso de drogas, como também a violência.
Serviço – A Secretaria da Defesa Social estará com diversos serviços para o folião. A Delegacia pela Internet registrará as ocorrências durante todo o período carnavalesco pelo site www.sds.pe.gov.br. Atuará também, a Ouvidoria Itinerante (ônibus) e o plantão 24h pelo numero 0800 0815001. A Corregedoria Geral da SDS estará acompanhando o trabalho dos policiais através do Grupo Tático para Assuntos Correcionais na sua sede, na Avenida Conde da Boa Vista ou pelo numero 3184 2780.
