Seja bem-vindo. Hoje é

SDS propõe parceria a prefeituras no combate à criminalidade

A primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada – GGI da Secretaria de Defesa Social desse ano reuniu nessa terça-feira (07) representantes das 14 prefeituras que integram a Região Metropolitana do Recife - RMR. A pauta principal foi firmar um convênio de Cooperação Técnica entre Estado e prefeituras com o objetivo de reduzir a criminalidade. Além disso, a reativação dos 45 Núcleos de Segurança na RMR foi a notícia que agradou aos integrantes do executivo municipal.
Durante a reunião, que foi presidida pelo Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, também foi apresentado os resultados alcançados pelo Pacto Pela Vida em 2011. Na ocasião, Damázio anunciou a redução de 10,5% dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, em Pernambuco nos meses de Janeiro de 2012 em relação ao do ano passado. Com essa redução foram salvas 30 vidas. Foram apresentados projetos de relevante importância para o Estado - todos com foco na redução da criminalidade.
“Os municípios têm um papel fundamental no combate à violência. Os órgãos de segurança pública têm agido de forma repressiva e preventiva, mas o fundamental é que o município venha para esse debate conosco nessa questão”, disse o secretário, referindo-se às questões da iluminação pública, da mobilidade urbana e do licenciamento dos comércios de bebida alcoólica assim como a ocupação dos Postos de Policiamento Comunitário pela guarda municipal. “A ideia é que a Polícia Militar interaja com a guarda municipal no policiamento comunitário”, concluiu Damázio.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes falou da satisfação em participar da reunião do GGI. “Pretendemos aprofundar na interação com a SDS nos programas de combate à violência. Falei com o secretário para a instalação de um segundo batalhão em Jaboatão Centro, para atender os bairros de Cavaleiro, Curado e Moreno. Também solicitamos a ampliação da Operação Quadrante e estamos à disposição para dar nossa contribuição para que tenhamos um Pernambuco cada vez melhor”, disse.
Amparo Araújo, Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, enfatizou a importância do encontro. “É sempre enriquecedor participar dessa reunião onde trocamos ideias e buscamos compartilhar nossos projetos na área de segurança”, disse.
Novos projetos - Dentre os projetos apresentados foram destacados o do Centro de Controle e Comando da Gerência de Projetos Especiais para a Cidade da Copa, no município de São Lourenço da Mata. O Coronel Ilídio Ferreira Vilaça, coordenador do projeto, informou que Centro de Comando e Controle Integrado do estado de Pernambuco abrigará 21 agências que trabalham prestando algum tipo de serviço emergencial ao cidadão, dentre elas Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, CODECIPE, Secretaria de Saúde, Secretaria das Cidades, CELPE, COMPESA, Ministério Público, Agência de Tecnologia da Informação do Estado – ATI.
“A edificação possuirá cerca de 13 mil metros quadrados de área útil e contará com espaços destinados ao Centro de Operações, Sala de Gerenciamento de Crises, Sala de Videoconferência, Sala de imprensa, salas de enfermaria e descompressão, dentre outras além de um heliponto e um pátio de estacionamento para até quatro helicópteros”, detalhou. O custo total está estimado em mais de R$ 86 Milhões. A previsão da conclusão é Março de 2013.
O Corpo de Bombeiros também anunciou o Projeto de Segurança para a Orla. De acordo com o Comandante da corporação, Carlos Eduardo Casa Nova, o projeto prever instalação de 11 postos em toda extensão das praias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. O investimento total do projeto é de R$2,7 milhões. A princípio 260 salva vidas serão empregados no trabalho. “O projeto contemplará outras ações como a acessibilidade de cadeirantes ao mar, o monitoramento dos banhistas e a identificação das crianças para facilitar a localização caso se percam dos pais ou dos responsáveis, dentre outros”, detalhou Casa Nova. O projeto encontra-se em fase de licitação, mas a previsão é de que neste verão já seja dado o pontapé inicial.
A Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – CPAC também apresentou os programas de prevenção à violência. O gerente João Evangelista falou sobre os trabalhos preventivos com foco no combate às drogas além de promover a cidadania através dos programas Resgatando Cidadania, Juventude em Alerta, Núcleo de Prevenção á Violência – Nuprev, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, dentre outros.
O evento contou com a participação de representantes dos municípios da região metropolitana, das Guardas Municipais e de profissionais dos órgãos operativos da SDS, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.