Seja bem-vindo. Hoje é

Ação de Cidadania divulga campanha “Arma Nem de Brinquedo”

O feriado de Tiradentes foi o momento perfeito para que a Secretaria de Defesa Social – SDS e a Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC iniciasse a divulgação da 2ª Campanha “Arma Nem de Brinquedo. A campanha visa promover uma cultura de paz e rejeitar a arma de fogo. No bairro de Santo Amaro – Área do Governo Presente- serão beneficiadas oito escolas estaduais e municipais.
Além do Recife a campanha será realizada nos municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Segundo o coordenador da campanha, Elias Oliveira durante a divulgação está sendo distribuído folhetos da Campanha Nacional do Desarmamento. “Pretendemos incentivar as pessoas a entregarem suas armas de verdade e contribuir para a redução da criminalidade no nosso Estado”, afirmou.
Em Pernambuco cerca de 30 escolas serão beneficiadas. O lançamento em Recife aconteceu na Escola Poeta Jonatas Braga, Santo Amato. As crianças receberam a camiseta da campanha, patrocinadas pelo Shipping Tacaruna, enquanto a equipe da GPAC promovia a ação do Resgatando Cidadania com a emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho além Certidão de Nascimento, dentre outros serviços.
A dona de casa Valdilene Felipe Damázio, 41 anos falou da importância da Campanha Arma Nem de Brinquedo. ”É de fundamental importância esse trabalho. Na minha casa não entra nenhum brinquedo que lembre violência”, contou.
Serviços - Além do bairro de Santo Amaro, os moradores de Abreu e Lima, Paulista e Córrego do Jenipapo também foram beneficiados com diversos serviços. Cerca de 750 carteiras de identidade foram emitidas pelo Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB e 300 Carteiras de Trabalho. Maria Ferreira da Silva, 68 anos aproveitou a oportunidade para retirar a terceira via da Identidade. “Esse trabalho realizado pelo governo do Estado é muito importante. Estou aproveitando para retirar meus documentos para dar entrada na minha aposentadoria”, contou.  
O jovem Ray Luan Cabral, 18 anos, aproveitou a oportunidade para retirar sua primeira Carteira do Trabalho. “Estou procurando emprego e a primeira coisa que as pessoas pedem é esse documento. Essa foi a oportunidade que encontrei para solicitar esse documento”, disse. Maria do Carmo da Silva, 35 anos, compareceu à ação não para a retirada de documentos, mas para participar das palestras do Corpo de Bombeiros. Atenta as explicações se ofereceu para demonstrar aos demais que aprendeu como apagar um incêndio em um botijão de gás. “Aprendi coisas importantes para o nosso dia a dia. Esse trabalho promovido pela SDS é muito importante. Tomara que retornem outras vezes”, informou.
Também participaram a ação de cidadania a Secretaria Executiva de Justiça e direitos Humanos, com o Banco de Direitos e Casa da Cidadania além da Prefeitura do Recife também atuaram na ação de cidadania.