Seja bem-vindo. Hoje é

SDS discute violência contra a mulher em Audiência Pública

O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, participou na tarde desta segunda-feira (16), na Assembleia Legislativa – ALEPE, de uma Audiência Pública proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional – CPMI no enfrentamento da violência contra a mulher.
O objetivo da Comissão é visitar todas as capitais brasileiras apurando denuncias de violência contra a mulher, ouvindo a sociedade civil organizada assim como os representantes dos poderes Executivo e Judiciário a fim de melhorar em todo país a prestação da proteção à mulher vítima de violência.
Durante a Audiência o secretário da SDS apresentou à Comissão ações adotadas no Estado para combater a violência contra a mulher e compartilhou alguns dados. “No primeiro trimestre deste ano houve uma redução de 25% na taxa de homicídio contra a mulher em comparação ao mesmo período do ano passado. Uma ação que tem contribuído bastante para redução desses índices é a Operação Contra – ameaça, onde o autor da ameaça é intimado a depor e após a oitiva o delegado envia um ofício ao Ministério Público para serem tomadas as medidas cabíveis, evitando assim os crimes de proximidade. Apenas em 2011 as Delegacias da Mulher em todo o Estado instauraram 4.465 inquéritos, dos quais 4.068 foram remetidos à Justiça”, informou Damázio.
Recife foi a 9ª capital a ser visitada. “Pernambuco dá um passo importante na garantia do direito das mulheres. Proteger a mulher é proteger a família”, afirmou a Deputada Federal e vice-presidente da CPMI, Keiko Ota.
Participaram da Audiência Pública o Procurador-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon, a secretária da Secretaria da Mulher, Cristina Buaque, o Chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, entre outras autoridades.