Os analistas da Ceplan Consultoria divulgaram um estudo que diz que Pernambuco cresceu 5,7% no primeiro semestre de 2011 em comparação com o mesmo período do ano passado. A análise mostrou que o crescimento pernambucano foi 58% maior que o do Brasil, que cresceu 3,6%. No Nordeste, estados como Ceará e Bahia cresceram 4,4% e 3%, respectivamente.
Ainda no Nordeste, o estudo aponta que o desemprego em 2011 está menor do que em 2010. Citando o Dieese, a Ceplan diz que houve redução de 8,2% para 8,1% no desemprego. O estado do Maranhão se destaca na criação de empregos formais, com aumento de 10% no estoque de setembro de 2011 em relação ao mesmo mês de 2010. Em seguida, aparece Pernambuco e Alagoas, com 8%. Essas médias superam as da região, que é de 6,2%, e do Brasil, que é de 5,7%.
Em Pernambuco, o setor que mais empregou foi o da construção civil, que chegou a 30,3% do total de vagas criadas. A capital Recife foi a cidade que mais se destacou, gerando 18.935 postos de trabalho. A consultoria espera ainda que a expansão econômica de Pernambuco se volte para a região norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), onde será instalada uma fábrica da Fiat, além da construção do pólo farmacoquímico, ambos na cidade de Goiana.
No entanto, os economistas da Ceplan pregam cautela, pois o Estado não está imune à desaceleração da economia mundial. Eles alertam também que o setor da construção cederá o posto de maior empregador quando os empreendimentos que estão sendo levantados estiverem prontos. Dessa forma, segundo a consultoria, o mercado pedirá “profissionais mais qualificados e de áreas diferenciadas”.
Fonte: http://www.folhape.com.br/