Autoridades nacionais e internacionais estão reunidos até a próxima sexta-feira (25) no Auditório do Banco Central, no Recife, debatendo políticas locais de prevenção da violência através de Políticas Locais de Prevenção da Violência. O Urbal é um projeto de cooperação entre o Governo de Pernambuco, a Comissão Européia, a Fundação Cesvi, o Governo da Região de Loreto/Peru, a Intendência de Paysandu/Uruguai e a Comune de Bérgamo/Itália.
O objetivo da reunião é elaborar uma Plano Operativo Anual – POA para 2012. A reunião anual integra as iniciativas dos parceiros de ação e já foi sediada no Uruguay e Peru, locais que adotaram junto com o projeto a mesma proposta de coesão social, com o intuito de promover uma sociedade mais igualitária e sem violência. O projeto está sendo desenvolvido em Pernambuco desde 2009 .
Em Pernambuco, segundo o Supervisor de Cooperação Internacional do Urbal, Manoel Caetano, da Gerência de Instituição Comunitária da Secretaria de Defesa Social – SDS, as ações desenvolvidas desde 2009 em Pernambuco foram: Apoio técnico e financeiro a duas atividades do Espaço Ciência/ Secretaria de Ciência e Tecnologia; Apoio técnico e financeiro para Campanha da GPAC “Arma, nem de brinquedo”; Apoio técnico e financeiro para PROERD; Assessoria técnica para Planejamento do Governo Presente; Apoio financeiro para Seminário Governo Presente; Apoio técnico e financeiro para SDHSC do Recife; Apoio financeiro para Curso de Requalificação do BOE Eletrônico; Apoio técnico e financeiro Adolescer.
Participaram do primeiro dia do evento, o Gerente Geral de Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano, representando o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, o vice-presidente da Região de Loreto, no Peru, Luis Lozano Escudero; o diretor de Serviços da Intendência de Paysandu, no Uruguai, Mauro Soto Fagundez; o dirigente da Área de Cultura, Instrução e Política Social da Comune de Bérgamo, Massimo Chizzolini, a Coordenadora do Projeto Urbal, Mariângela Ribeiro, o Gestor Institucional do projeto Urbal, Vladimir Brasiliano e o Coordenador Técnico Regional da Oficina de Coordenação e Orientação do Programa Urbal III da União Européia, Hernán Cianciardo.
Fonte: http://www.sds.pe.gov.br/