Alzenir Nascimento
CARLOS MENDES/SEI
SOLENIDADE de inauguração do curso para policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros que vão atuar em contato direto com turistas estrangeiros durante a Copa de 2014.
Já a partir do próximo ano também será oferecida formação em outros idiomas como o Alemão, Francês, Espanhol e o Italiano. O objetivo do Núcleo é capacitar os servidores que vão atuar na Copa de 2014, oferecendo um atendimento de qualidade aos turistas estrangeiros que visitarão Pernambuco. A solenidade de abertura do curso foi realizada no auditório do Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco e contou com 130 profissionais dos mais variados postos de graduação das policiais Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, presidiu o evento.
"Capacitar o efetivo policial na língua inglesa assim como em outros idiomas é de fundamental importância. O Governo do Estado tem investido continuadamente em capacitação, qualificação e recompletamento de nossas corporações policiais. Cerca de dois mil servidores ainda serão contemplados com o curso", adiantou Damázio. O secretário parabenizou o corpo docente, a Gerência de Integração e Capacitação e a Secretaria de Administração pela iniciativa, desejando sucesso aos alunos e o máximo aproveitamento. O investimento no curso é de R$ 400 mil.
A formação contará com 480 horas/aula e será ministrada durante a semana no período da noite e aos sábados durante o dia a fim de não prejudicar o serviço operacional das instituições vinculadas à SDS. O gestor da Gerência de Integração e Capacitação e coordenador geral do curso, major Geová Barros, falou da importância de investir em conhecimento: "A Copa do Mundo é só mais um motivo para realizarmos este curso. Espero que vocês aproveitem ao máximo", disse ele, dirigindo-se aos alunos. As aulas acontecerão no Campus de Ensino Recife, na Rua Tabira, no bairro da Boa Vista, no Recife, e a previsão de término é para maio de 2014.
PARADIGMAS - Para o capitão Domingos Lorena, um dos professores, o início do curso de idiomas da SDS quebrou paradigmas. "A turma é pioneira e já está fazendo história. A expectativa é que esse grupo ofereça um trabalho de excelência a fim de podermos dar continuidade à realização de outras qualificações". Durante a solenidade, o major Hugo Carneiro dos Santos e o comissário José Germano dos Santos, também integrantes do corpo docente, foram homenageados pelo o secretário Wilson Dámazio, recebendo uma placa por terem sido os idealizadores do curso.
O titular da Delegacia do Idoso Eronildo Farias, 48 anos, é um dos alunos do curso de Inglês. Ele espera adquirir conhecimentos suficientes para poder se comunicar no idioma e atender quem procure os serviços da Polícia Civil. "Tive aulas de inglês quando adolescente. Não sei de nada porque ficaram apenas algumas lembranças", disse. O tenente Frede Costa, do Corpo de Bombeiros, por sua vez, falou da expectativa de voltar à sala de aula. "Esta é uma grande oportunidade que o Governo está nos oferecendo e devemos agarrá-la independente da realização da Copa. Afinal, Pernambuco é referência no turismo e temos por aqui estrangeiros em todas as estações do ano".
Fonte: Diário Oficial de PE