A Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Polícia Militar, e a Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES deram início na última terça-feira (22) ao Projeto Polícia que Ressocializa.Através do Polícia que Ressocializa nove reeducandos do sistema semi-aberto da Penitenciária Agroindustrial São João – PAISJ, em Itamaracá, trabalharão na reestruturação física de 32 Postos de Policiamento, na capital e região metropolitana, e do Hospital da Polícia Militar.“A Polícia Militar está dando hoje um grande exemplo. A polícia que antes era algoz, hoje é a mão amiga. Cada pessoa que sai do sistema prisional ressocializado é um reincidente a menos”, afirmou o secretário da SDS, Wilson Damázio.O projeto é uma quebra de paradigmas. “Eu nunca imaginei que como presidiário iria trabalhar lado a lado com a Polícia Militar”, contou o reeducando Geilson Alves.
Esta é mais uma iniciativa do Governo do Estado para reintegrar detentos à sociedade. “É muito importante termos esses reeducandos conosco, são pessoas dispostas a se reintegrarem à sociedade. Estamos dando essa oportunidade porque acreditamos em cada um deles, as pessoas erram, mas se recuperam”, declarou o comandante geral da PM, coronel Tavares Lira.
Para o secretário da SERES, Romero Ribeiro, a verdadeira ressocialização está na qualificação profissional. “Nossa meta é criar condições para que o reeducando tenha uma profissão quando posto em liberdade. Acredito que a verdadeira ressocialização é obtida com educação, qualificação profissional e trabalho”, disse.
Os nove reeducando trabalhão até o dia 30 de dezembro.
(Fonte: http://www.sds.pe.gov.br/)